You are here

Aprovada habitação a custos controlados em Lisboa

prédios em construçãoPor iniciativa do Vereador José Sá Fernandes, à qual se associaram os vereadores do PS, a CML aprovou por unanimidade uma proposta para garantir que todos os novos loteamentos e nova construção ou reabilitação em Lisboa, reservem uma quota das respectivas áreas para a habitação a custos controlados. Veja aqui a proposta aprovada no site «Lisboa é gente»
  O Bloco de Esquerda viu uma proposta sua (à qual se associaram os vereadores do PS) ser aprovada por unanimidade na sessão de ontem da Câmara Municipal de Lisboa.

A partir de agora, todas as novas construções devem garantir uma quota para habitação a custos controlados, pois «o desenvolvimento urbano sustentável deve contemplar um modelo de ocupação do solo que favoreça a coesão social». A proposta defende ainda que é essencial «encontrar mecanismos que introduzam factores de desincentivo à especulação imobiliária».

O grande objectivo é «responder com a máxima urgência às carências habitacionais do conjunto da população», trabalhando no sentido de «uma sociedade moderna e cosmopolita», que recuse os guetos, defendendo bairros «bem caracterizados e vivos e com diversidade funcional».

Em suma: «Revitalizar Lisboa, em tantos casos desertificada, através do favorecimento da vinda de jovens, estudantes, grupos culturais diversos, que contribuam para a vitalidade urbana e o desenvolvimento de uma vida cultural de proximidade, diversificada e viva»

Hoje à noite, o Gabinete Municipal do Bloco de Esquerda promove o debate «Fazer Cidade - práticas urbanísticas em Lisboa», com a presença dos arquitectos Gonçalo Ribeiro Telles e Helena Roseta e o urbanista João Seixas. «Lisboa tem também 70 mil fogos devolutos, tem muitos outros tantos a necessitar de obras de reabilitação urgente, tem falta de espaços públicos, de jardins e espaços verdes. A prioridade não pode ser o betão e a nova construção.», refere o Gabinete Municipal do Bloco de Esquerda

Veja na agenda o panfleto do debate de hoje à noite

Termos relacionados Política