Aprovada campanha mundial contra paraísos fiscais

Partidos da Esquerda Europeia querem acabar com os paraísos fiscaisPor proposta do Bloco de Esquerda, a Conferência Eleitoral do Partido da Esquerda Europeia decidiu lançar uma campanha internacional pelo fecho imediato dos paraísos fiscais e pela taxação de todas as transacções financeiras. A mesma Conferência, realizada em Berlim, aprovou também uma plataforma programática para as próximas eleições europeias de Junho de 2009

A proposta do Bloco de Esquerda recolheu apoio generalizado, tendo sido incluída num texto sobre as respostas da esquerda à crise económica e financeira. A Esquerda Europeia irá agora desenvolver diligências junto de movimentos políticos e sociais que estejam de acordo com esta linha de trabalho, para que possa adquirir projecção internacional e mobilize milhões de cidadãos e cidadãs ao longo dos primeiros meses de 2009.

Miguel Portas interveio nesta Conferência, em nome do Bloco de Esquerda, criticando os actuais líderes europeus pela forma como lidam com a crise financeira. "Durante anos e anos, acreditaram piamente que o seu credo liberal seria capaz de todos os milagres. Quando se tornou evidente que deixara de ser assim, os dirigentes europeus passaram à gestão da crise financeira com o objectivo de salvar o capitalismo. É onde nos encontramos. Vários deles estão convencidos de que é preciso mudar alguma coisa para que os de sempre continuem a mandar"

O deputado europeu realçou ainda a importância da proposta do Bloco aprovada. "Esta decisão é também importante para a própria Esquerda Europeia. Sem presença institucional própria e restringindo a sua acção a declarações e à soma de vontades de cada um dos seus partidos, a Esquerda Europeia dificilmente poderá responder às exigências que a crise lhe coloca e às esquerdas em geral", acrescentando que esta campanha "projecta a Esquerda Europeia como corrente unitária no mapa político europeu, vitalmente interessada na mobilização social por uma mudança profunda nas políticas e na relação de forças actualmente existente."

A Conferência de Berlim aprovou ainda uma plataforma programática para as próximas eleições europeias de Junho de 2009. Este documento sintetiza o património de propostas comuns entre cerca de 32 forças políticas de esquerda na Europa. Em Portugal, o representante desta rede de forças é o Bloco de Esquerda.

Leia mais no blogue Sem Muros

Termos relacionados Internacional