You are here

Apesar do relatório Baker

BUSH TEIMA EM FALAR DE VITÓRIA NO IRAQUE
Bush e Blair na conferência de imprensaApesar da grave situação descrita pelo relatório do Grupo de Estudos sobre o Iraque, de James Baker e Lee Hamilton, o presidente George W. Bush continua a falar em vitória no Iraque: "Vamos ficar unidos e derrotar os extremistas e radicais e ajudar uma jovem democracia a vencer no Médio Oriente", disse Bush, ao lado do primeiro-ministro britânico. Tony Blair agradeceu a Bush pela "clareza da sua visão", e disse que o Iraque é uma "missão em que temos de ter sucesso e vamos ter sucesso." Bush disse que tanto ele quanto Blair continuam a achar que a vitória no Iraque é importante.

Quanto às recomendações do relatório Baker-Hamilton, que descreve a situação no Iraque como sendo grave e estando a deteriorar-se, Bush disse que eram "válidas e sérias", mas que elas apenas serão uma parte das suas decisões. Bush deixou claro que ainda espera contribuições por parte dos Departamentos de Defesa e de Estado. "Não acho que Jim Baker e Lee Hamilton estejam à espera de que aceitemos cada uma das recomendações.

O relatório de James Baker apresenta 79 recomendações com o objectivo de encorajar a diplomacia e de levar a uma redução das tropas americanas no país no próximo ano. Considerando a situação no Iraque como muito grave, reconhece que o objectivo de obter a estabilização do país pode ser impossível de atingir num prazo curto.

O senador democrata Charles Schumer disse que agora a questão-chave é saber se Bush está disposto para fazer uma mudança de rumo.

Segundo o diário britânico Guardian, um dos obstáculos a esta mudança é a resistência de Bush à proposta de abrir negociações com o Irão sobre a estabilização do Iraque. Bush continua a recusar-se a negociar com o regime de Teerão enquanto este não desistir do seu programa de enriquecimento de urânio.

Na conferência de Imprensa, Blair pareceu estar afinado pelo mesmo diapasão, ao dizer que o apoio do Irão aos militantes xiitas no Sul do Iraque representam um problema. "O Irão, basicamente, tem armado, apoiado e financiando o terrorismo", disse.

Termos relacionados Internacional