You are here

Apanhados em Roma

OLMERT PREPARA INTERVENÇÃO DE PRODI
Olmert e Prodi - Foto da LusaO canal 10 de televisão de Israel filmou o primeiro ministro israelita, Ehud Olmert, a aconselhar o que o primeiro ministro italiano Romano Prodi deveria dizer na Conferência de Imprensa conjunta, na 4ª feira passada, durante a visita de Olmert a Roma: "É importante para mim que enfatize os três princípios do Quarteto [ONU, EUA, UE e Rússia], que estes não são negociáveis e que são a base de tudo. Por favor, diga isto". Olmert e Prodi não se aperceberam que estavam a ser filmados pelo operador de câmara do canal 10 de Israel, enquanto conversavam antes da conferência de imprensa conjunta.

Olmert diz a Prodi que ele deveria sublinhar as exigências da comunidade internacional para que o governo palestiniano liderado pelo Hamas reconheça Israel, renuncie ao terror e respeite os acordos de paz.

Olmert pede ainda que o primeiro ministro italiano mencione o estatuto de Israel como estado judaico, recusando a exigência palestiniana do regresso de milhões de refugiados palestinianos e dos seus descendentes a Israel, o que mudaria a sua demografia e possivelmente poria os judeus em minoria.

Na conferência de imprensa Prodi cumpriu: "Qualquer processo de paz só avançará com a renúncia à violência, o reconhecimento do Estado de Israel, o reconhecimento dos acordos passados e, devo acrescentar, o reconhecimento de Israel como um estado judaico".

Termos relacionados Internacional