ANIMAR elege nova direcção

Eleições na Animar foram decididas por 3 votos de diferençaPela segunda vez na história da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, duas listas concorreram às eleições. Rogério Roque Amaro é o novo presidente da direcção.

Com 62 votos, a lista B, apresentada por Roque Amaro, Carmo Bica, Manuel Sarmento e Júlio Ricardo venceu as eleições para os órgãos sociais da associação. Numa Assembleia muito participada, realizada a 5 de Dezembro em Peniche, a lista A, encabeçada por David Marques ficou em segundo lugar por apenas três votos de diferença.

"Foi um importante momento de clarificação de diferentes correntes de pensamento que, na opinião de algumas pessoas, já deveria ter acontecido há mais tempo", refere a ANIMAR no comunicado em que anuncia a composição dos novos órgãos sociais.

A lista vencedora apresentou no seu manifesto eleitoral um diagnóstico muito crítico do trabalho desenvolvido no mandato anterior, em que "se caminhou, aos poucos, para uma lógica de institucionalização dos processos e das respostas, em detrimento de uma dinâmica assumidamente política" e "se multiplicaram os focos de conflito e clivagens internas, onde se enredaram, se desgastaram e se dividiram os elementos da Direcção e do Gabinete Técnico". Para contrariar esta tendência, resolveu apresentar um conjunto de propostas de natureza estratégica para o futuro.

Um dos pontos em debate nas eleições foi o da profissionalização da direcção executiva, uma proposta defendida pela lista A, cujo programa eleitoral começava por destacar o papel do governo no apoio ao desenvolvimento local, dizendo que "é evidente a mudança do discurso e das práticas das políticas estatais, integrando um conjunto de preocupações que foram o campo de combate da Animar durante longos anos".

A lista B, que recolheu o apoio da maioria das associações presentes, assumiu o compromisso de "participação activa no processo, iniciado em Peniche, de mobilização e preparação de um Congresso sobre “Associativismo e Democracia Participativa” em 2010".

Termos relacionados Sociedade