You are here

Afeganistão

NATO ASSUME CONTROLO A 5 DE OUTUBRO
nato061003A NATO assume 5ª feira o comando das operações no leste do Afeganistão, única região ainda sob comando da coligação dirigida pelos EUA, anunciou hoje o responsável da organização em Cabul. Dos 20 000 militares norte-americanos que estão no Afeganistão 12 000 passarão para o comando da NATO e os restantes 8 000 permanecerão fora desse comando em operações antiterroristas, especialmente contra a Al Qaeda de Bin Landen.

"Dentro de dois dias, a 5 de Outubro, a força internacional de assistência à segurança da NATO, ISAF, será estendida a todo o Afeganistão" declarou o alto representante civil da NATO Daan Everts em conferência de imprensa, segundo a agência France Press.

Desde 2003 a ISAF tomou sucessivamente o controlo de Cabul, do norte, do oeste, depois de 31 de Julho do sul do Afeganistão, a zona mais difícil, fronteira ao Paquistão e onde os talibans estão fortemente implantados.

O contingente da ISAF conta actualmente cerca de 21 000 militares, metade da qual estacionada no sul, onde a força é essencialmente composta por britânicos, canadianos e holandeses.

O comando da ISAF passará para um oficial norte-americano durante um ano a partir de Fevereiro de 2007, segundo um responsável dos EUA.

Ontem à noite dois soldados norte-americanos morreram numa operação militar no distrito de Peck, na província de Kunar no leste do Afeganistão.

Desde o início do ano, já morreram cerca de 140 soldados estrangeiros vítimas de atentados e em acções de combate no Afeganistão, a maioria dos quais norte-americanos, canadianos e britânicos.

Termos relacionados Internacional