You are here

Afeganistão

FORÇA ÚNICA DA NATO
afeganistao060929Os ministros da defesa dos 26 países da NATO decidiram ontem numa reunião na Eslovénia que a "força internacional para assistência à segurança" (ISAF) da NATO vai estender a sua acção ao Leste do Afeganistão e que todas as forças internacionais que ocupam o território afegão ficam incorporadas nesta força. Actualmente existiam duas forças, esta da NATO e outra força comanda pelos EUA. A decisão prevê a incorporação das forças norte-americanas na ISAF.

A ISAF tem actualmente cerca de 20 000 militares, inicialmente estava confinada a Cabul e só nas últimas semanas alargou a sua acção a outras áreas do Afeganistão, tendo nomeadamente desencadeado no início de Setembro uma vasta operação na província de Kandahar no Sul do país, onde a influência talibã é maior e têm aumentado as acções de guerra.

No início de Setembro o comando militar da força da NATO tinha considerado a necessidade de reforçar o número de militares envolvidos na guerra no Afeganistão. A decisão não foi cumprida por falta de disponibilidade dos países que incorporam a força.

A decisão de ontem dos ministros da defesa da NATO prevê que 12 000 militares norte-americanos, até agora sob comando dos EUA, sejam incorporados na ISAF.

Não é claro ainda se a NATO vai aumentar o número de militares envolvidos na guerra do Afeganistão, de que países provirão esses militares, para além de não se conhecerem os compromissos estabelecidos para a continuidade da força que se encontra actualmente no Afeganistão.

Termos relacionados Internacional