You are here

67 soldados israelitas feridos por ataque palestiniano

Soldados feridos em Israel - Foto da LusaDois rockets feriram pelo menos 67 soldados israelitas numa base militar do exército de Israel, situada perto de Zikkim, junto à fronteira com a Faixa de Gaza.
Os rockets foram lançados da cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza, e o seu lançamento já foi reivindicado pela Jihad Islâmica.


Alguns dos soldados dormiam em tendas de lona, na madrugada desta terça-feira, quando foram atingidos pelos estilhaços dos rockets. Três dos soldados ficaram gravemente feridos.

Segundo a BBC, o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, já pediu aos militares que preparem um plano para acabar com os ataques com rockets lançados a partir da Faixa de Gaza e responsabiliza o Hamas por não combater os grupos que atacam Israel com rockets.

Segundo o correspondente da BBC em Jerusalém, Joe Floto, as autoridades israelitas levantam duas interrogações: porque estavam os soldados a dormir em tendas de lona numa área susceptível de ser atingida pelos rockets e o que pode ser feito para os evitar.

O exército israelita lançou no ano passado uma ofensiva na Faixa de Gaza, com o pretexto de acabar com o lançamento de rockets, durante cinco meses mataram centenas de palestinianos, mas não acabaram com os ataques.

Termos relacionados Internacional