You are here

25 de Abril: imigrantes também querem liberdade

25abrilcA comemoração dos 33 anos do 25 de Abril contou em Lisboa com o tradicional desfile entre o Marquês de Pombal, num dia ensolarado e ventoso. O desfile contou com uma coluna de associações de imigrantes que exigiam o direito à regularização e o acesso a direitos políticos, como o de voto. Na Assembleia da República, Helena Pinto discursou por uma agenda de modernidade e contra a "selvajaria neoliberal".

Veja o discurso no site do grupo parlamentar
Leia mais para ver fotos da manifestação

A nota negativa foi dada pelo zelo da polícia que protegia o cartaz insultuoso aos imigrantes do PNR, e que resolveu identificar um grupo de jovens que empunhava cartazes com dizeres como «Propaganda xenófoba não é discutir ideias, é um monólogo e, como todos os monólogos, uma opressão» e «As ideias discutem-se, o preconceito não».

Os jovens traziam uma caixa de tomates podres e as pessoas que passavam no local agarravam nos tomates e atiravam-nos contra o cartaz. «Não é com a sociedade a ficar calada, nem a olhar para o lado que o problema desaparece», disse um dos jovens. Veja uma galeria de fotos do desfile.

 25abrila  25abrilb
 25abrild  25abrile

 

 25abrilimigra1  25abrilimigra4
 25abrilimigra2  25abrilimigra3

 

Termos relacionados Política