You are here

25 de Abril: 35 anos comemorados com protestos contra a crise

Desfile do Bloco de Esquerda na manifestação do 25 de Abril em Lisboa - Foto de Ana Candeias
Milhares de pessoas desfilaram em Lisboa e no Porto nos 35 anos da Revolução de Abril (ver fotos). As comemorações foram marcadas pelo protesto contra a crise, o capitalismo tóxico e a precariedade. No parlamento, Cavaco Silva reconheceu a profundidade da crise e Ana Drago declarou que reconhecer a crise é perceber a falência e o fim do modelo de desenvolvimento liberal.

"A crise que vivemos não pode ser iludida e, num dia como o de hoje, haverá com certeza muitos portugueses que se interrogam sobre se foi este o país com que sonhámos em Abril de 1974" afirmou o Presidente da República, Cavaco Silva no seu discurso neste 25 de Abril na Assembleia da República.

Comentando as declarações do Presidente da República, Francisco Louçã considerou que o discurso teve dois aspectos importantes: "um apelo à participação - e eu dou-lhe inteira razão, porque a abstenção é favorecer que outros decidam por nós - e reconhece a profundidade da crise".

Já Ana Drago, na sua intervenção na AR , começou por salientar que " A modernidade política e cultural inaugurada por Abril mantém-se como espaço de vontade e de acção". Depois de sublinhar que "o paradigma político seguido em Portugal nas últimas duas décadas falhou", salientou:

"Precisamos de um outro modelo de desenvolvimento, precisamos de um novo paradigma de governação democrática".

A deputada bloquista denunciou também a crise, que é "agora anunciada como nova, se vem apenas somar a uma crise velha" e as suas consequências nomeadamente o desemprego, para destacar que "os portugueses não aceitam a duplicidade de uma espécie de política social milionária para o sistema financeiro a par de uma política miserabilista nos apoios sociais aos cidadãos".

Ana Drago abordou ainda a situação da justiça em Portugal, dizendo: "Portugal precisa da refundação do seu sistema de justiça, tanto no combate ao crime económico como no acesso dos cidadãos ao tribunal para defenderem os seus direitos".

A deputada bloquista terminou a sua intervenção declarando: "Trinta e cinco anos depois do 25 de Abril, lembro a esperança e a exigência: cidadãos que somos e não súbditos, levantamo-nos para retomar a luta pela justiça, contra o défice democrático e o défice social".

Leia a intervenção de Ana Drago na íntegra.

Fotos de Ana Candeias e Gustavo Toshiaki

Desfile do Bloco de Esquerda na manifestação do 25 de Abril em Lisboa - Foto de Ana Candeias   Desfile do Bloco de Esquerda na manifestação do 25 de Abril em Lisboa - Foto de Gustavo Toshiaki

Termos relacionados Sociedade