You are here

24 presos em protesto contra o G8 na Alemanha

policia_alema_g8Confrontos com a polícia tomaram ontem conta das ruas do centro de Hamburgo, na sequência de uma manifestação contra a Conferência do ASEM (Asia Europa Meeting). A manifestação, que protestava igualmente contra a cúpula do G8 da próxima semana, começou no princípio da tarde, quando cerca de 4.000 manifestantes foram escoltados por agentes do corpo de intervenção vindos de toda a Alemanha.

A polícia usou canhões de água e bastões para conter os protestos. Vinte e quatro pessoas foram presas, e outras 64 ficaram detidas temporariamente.

Activistas denunciaram que as medidas de segurança têm sido excessivas. A polícia trouxe reforço de fora de Hamburgo para os protestos de segunda-feira, feriado na Alemanha.

O Tribunal Supremo alemão emitiu uma ordem para manter os manifestantes a 500 metros de distância da avenida onde vai ser realizado o encontro do G8.

Os protestos eram considerados, quer pelos movimentos anti-globalização quer pela polícia, como um ensaio geral para as manifestações por ocasião da Cimeira do G-8, de 6 a 8 de Junho, em Heiligendamm.

Termos relacionados Internacional