“Número de imigrantes ilegais vai aumentar” diz sindicato do SEF

Presidente do sindicato do SEF diz que os patrões vão aproveitar para empregar trabalhadores ilegais _ Foto de Paulete de Matos (manifestação de imigrantes de 15 de Março de 2009)O presidente do Sindicato do SEF, Gonçalo Rodrigues, declarou ao DN que a decisão do governo, de reduzir o contingente indicativo de vistos de residência a conceder este ano, vai provocar o aumento do número de imigrantes ilegais.
Entretanto, o governo brasileiro lamentou aquela decisão do governo português.

"Com esta medida, o número de imigrantes ilegais vai seguramente aumentar" disse ao DN o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF), em entrevista publicada no Sábado passado, sobre a decisão do governo de reduzir de 8.600 para 3.600 o número de vistos de residência a conceder em 2009 a imigrantes de países extra-comunitários.

Segundo Gonçalo Rodrigues, "o mercado de trabalho está a absorver todos os cidadãos estrangeiros para tarefas que os portugueses, por norma, não querem, como seja a agricultura, a pecuária e a indústria do curtumes".

O presidente do sindicato do SEF considera que "as pessoas vão continuar a vir e vão procurar trabalho às escondidas das autoridades" e que "os patrões vão também aproveitar para empregar ilegais, pois fica-lhes muito mais barato".

Na Sexta feira passada, o governo brasileiro também lamentou a decisão do governo português, tendo um representante do ministério brasileiro das Relações Exteriores declarado à agência Lusa que "o Brasil vê com preocupação medidas restritivas à imigração adoptadas por países desenvolvidos".

Termos relacionados Sociedade