You are here

Áustria nacionaliza banco para evitar falência

O Hypo Group Alpe Adria é o sexto banco da ÁustriaO Hypo Group Alpe Adria é o sexto banco da Áustria e precisava urgentemente de 1.500 milhões de euros, para responder às suas obrigações legais. p>
O ministro das Finanças da Áustria, Josef Pröll, anunciou nesta Segunda feira a nacionalização do Hypo Group Alpe Adria (HGAA), o sexto banco do país, que precisava de mais de 1.500 milhões de euros para evitar a falência. A salvação do banco foi alcançada com uma injecção de mil milhões de euros por parte dos seus três antigos accionistas e com um empréstimo, avalizado pelo Estado, de 500 milhões de euros, concedido pelos três maiores bancos austríacos.

 

Os três anteriores accionistas são: o banco público bávaro BayernLB, que adquirira 67,08% em 2007, a seguradora austríaca Grazer Wechselseitige (20,48%) e a província da Caríntia (12,42%). O HGAA foi o financiador de muitos projectos da província da Caríntia, no tempo em que o governador era Jöerg Haider, líder da extrema direita austríaca até ter falecido em um acidente de automóvel em 2008. Simbolicamente, os três accionistas receberam um euro do Estado austríaco.

Os três maiores bancos austríacos (Raiffeisen, Bank Austria (Unicredit) et Erste Bank) aceitaram emprestar 500 milhões de euros, no Domingo à noite, após prolongadas negociações e na condição do Estado nacionalizar o banco.

O ministro das Finanças do Estado alemão da Baviera, Georg Fahrenschon, que participou nas negociações durante este fim de semana, declarou: "Conseguimoes salvar um banco importante para a Áustria e para a Europa Central".

O HGAA tinha anunciado recentemente perdas superiores a mil milhões de euros em 2009. A sua falência arriscava-se a provocar uma onda de choque catastrófica nos Balcãs, onde ele detém entre 10 e 30% do mercado, conforme os países.

Termos relacionados Internacional