You are here

Add new comment

Por acaso tenho EM. A fazer 60 anos, tenho EM há 40. Comecei por ter EMRR, agora tenho EMPS.
Só quem faz tratamento convencional é que é imuno-deprimido e faz parte do grupo de risco da Covid 19.
Mas não é obrigatório fazer o tratamento convencional. Não é melhor até. Simplesmente é um tratamento que é oferecido e os outros não são.
Falou-se que doentes com Artrite Reumatóide, uma outra doença auto-imune, passaram bem com a Covid 19. Falou-se também no uso bem sucedido de um imuno-supressor aprovado para AR no tratamento da Covid 19.
Qualquer doença auto-imune é uma doença inflamatória e a Covid 19 pelo menos no seu momento crítico também é. Em ambos os casos há uma relação descontrolada do sistema imunitário e na Covid 19 é esta reacção que parece poder ser fatal.
De um modo geral quem faz tratamento não-convencional está bastante protegido da Covid 19. Todos estes tratamentos lidam com o sistema imunitário regulando-o. O caso da vitamina D usada em muitos deles em diversas formas. Já é sabido - já foi estudado e o estudo já foi publicado - que doentes com o 25(OH)D3>35 ng/ml não morrem de Covid 19. Só as pessoas com insuficiência ou deficiência de vitamina D3 é que morrem de Covid 19.