You are here

Add new comment

As pessoas frente aos supermercados, apenas em parte são vítimas do bloqueio.
Em primeiro lugar deixa-me dizer que podia ser um artigo do “fugas”. Uma prosa estilo fantasia tropical ou surrealismo latino-americano. Ah. Já agora, Playa não é ao norte de Habana. Havana não tem norte! Ou seja a coisa a que se possa chamar terra, a norte de Havana, chama-se Florida. Não importa. É um detalhe que revela o rigor de quem escreve. Também, fantasia por fantasia, tanto dá.
Sorte terem encontrado bucanero e cristal. O mais frequente é encontrar nos supermercados Heineken ou Bavaria, ou essas que se vendem a 40 centavos no Lidl e aqui custa 1euro. Tal é o bloqueio que só há cerveja estrangeira. Já agora, pagaste por essa cerveja 1,5 ou 2 euros. Sabes quanto ganha uma professora com mestrado, ou um médico. Para aí umas 45-50 cervejas. O frango nos supermercados é ou brasileiro ou americano. Que tal!
Mas fazes bem em querer voltar e fico muito contente em o Bloco ter feito essa visita. Cuba é um país que procura ser livre e essa luta obrigou a manobrar entre o imperialismo capitalista e o social-imperialismo. E na verdade a “guerra” que os americanos e todos os seus lacaios fazem a Cuba é de facto tremenda. É pena em Portugal não haver uma imprensa independente e tb é pena que o EsquerdaNet não tenha possibilidade de ter mais informação sobre a luta que se desenvolve em toda a América latina vs a tentativa de domínio dos EUA. É um filme. Naturalmente, também com muitos erros à esquerda. Foi pena não me terem contactado. Teria muito gosto em te mostrar algumas coisas interessantes, como visitar a Academia das Ciências na rua Cuba entre Amargura y Teniente Rey, (outro detalhe; o Capitólio é a sede da Assembleia da Republica cá do sítio), mas também fazer-vos descer um pouco mais à terra real.
Desde La Habana, um abraço
José Manuel Carmo