You are here

Add new comment

Progressivismo dos curdos. Imagens de mulheres de arma na mão. Isco.

É com unicórnios destes que se consegue colocar grupos de esquerda a apoiar as intervenções militares apadrinhadas pelo império ocidental, motivadas muito mais pela vontade de dividir para conquistar : capturar recursos e sabotar um país que recusou submeter-se, de obter mais uma plataforma para ameaçar o Irão, do que por razões humanitárias....

A escolha correcta na questão síria teria sido incentivar os curdos a lutarem do mesmo lado do governo sírio, do odiado "regime de Assad", que dado o contexto da região, não é "assim tão mau", em vez de alimentar a ideia da construção de um etno-estado independente, que vai perturbar a estabilidade das fronteiras dos vizinhos.

O estado sírio não só não falhou como vai aparentemente recuperar o território perdido. Se tivesse recebido ajuda dos países ocidentais em vez de sanções tê-lo-ia feito mais cedo e muitas vidas não teriam sido perdidas.

Os próprios curdos são aparentemente culpados de limpeza étnica em relação a populações árabes na região, embora a questão seja complexa dado que algumas dessas populações podem ter apoiado o estado islâmico (a ideia do etno-estado favorece esse tipo de comportamento).

O império ocidental é anti-socialista. Favorecer intervenções políticas e militares de acordo com as conveniências desse império não serve a causa socialista. Se queremos projectos políticos e económicos à margem do capitalismo podemos começar por tentar geri-los no nosso quintal, e deixar os outros em paz.