You are here

Add new comment

Escrevi dois comentários a um artigo da dep.Marisa Matias e não os vejo. Espero que este venha a ser publicado.
Estive 7 vezes na Venezuela entre 2009 e 2014. Sou português de origem brasileira, militante de esquerda há 50 anos. Tenho perguntas simples ao articulista e aos dirigentes do BE, que me parecem estar, disfarçadamente, "em cima do muro" nesta situação política e humanitária verdadeiramente trágica.
Se estão a favor de novas eleições, como esta Plataforma com a qul vocês parecem concordar:
1) Quem convoca e organiza as eleições?
2) Acreditam que a Assembleia Nacional Constituinte, convocada e dirigida na prática pelo regime chavista-madurista, tem legitimidade para anular os atos da Assembleia Nacional eleita em 2015?
3) Por que não apoiam a iniciativa de mediação de 8 países europeus e 4 latino-americanos, que já tiveram uma primeira reunião do Uruguai, um destes países?
4) Se a Assembleia Nacional, o parlamento unicameral venezuelano, tem convocado as maciças manifestações, não caberá a ela organizar eleições, ao invés de um governo eleito em eleições cuja legitimidade foi francamente posta em causa, com uma abstenção de 56% e ausência dos candidatos ou candidato mais representativos da oposição?
Por favor, respondam bem concretamente a estas perguntas e não se coloquem na posição de "nem um nem outro, muito antes pelo contrário, eu avisei, etc..." O momento é de decisões concretas por parte do povo venezuelano, das Forças Armadas, do governo de facto de Maduro e da comunidade internacional.