You are here

Add new comment

Privatizar o negócio da água para consumo humano é entregar a vida dos portugueses nas mãos de empresas que só e somente visam o lucro e tão mais perigoso será um meio eficaz de pressões a todos os níveis da vida nacional!

A privatização da água é tão absurda como o seria a privatização do ar que respiramos!

Entregar a responsabilidade da captação, tratamento e distribuição da água às autarquias também não é solução porquanto são infra-estruturas que ultrapassam as suas capacidades.

Portugal tem água potável em quantidade suficiente para o abastecimento humano, mesmo em períodos de seca, não obstante a sua distribuição continental não ser uniforme – não se confunda a água para consumo humano com a água para a agricultura.

Incorpore-se numa única empresa pública a Águas de Portugal, os SMAS e todas as empresas públicas de captação, tratamento e distribuição de água potável assim como as de recolha e tratamento de resíduos, drenagem e tratamento de águas residuais e de recolha, transporte e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

As Câmaras Municipais deverão ser accionistas no mínimo de 60% do capital social da nova Empresa na proporcionalidade das suas infra-estruturas, número de clientes e ou quaisquer outras.
O banco do Estado, a Caixa Geral de Depósitos, deve ter participação nesta empresa e se a lei o permitir os clientes devem ser convidados a subscrever participações.

VANTAGENS:
Passará a haver uma única administração e um competente, robusto e eficaz corpo técnico;
Porque a nova Empresa terá massa crítica suficiente será possível criar a rede nacional de transporte de água e distribuir água de qualidade a todas as áreas urbanas do País e sem falhas sazonais assim como fazer a recolha e tratamento de resíduos sólidos e de águas residuais, tal como hoje se faz com a energia eléctrica em todo o continente.

Com a nova Empresa será possível praticar um justo tarifário nacional para a água canalizada para consumo humano e justas taxas nacionais de águas residuais e de resíduos sólidos.

Nos estudos efectuados para a travessia do gasoduto de gás natural no Estreito de Gibraltar foi considerado por argelinos e espanhóis, com conhecimento dos portugueses, o transporte de água potável para Marrocos e Argélia usando o mesmo traçado e os actuais gasodutos quando o gás natural deixar de ser comercial ou se esgotar!
A água será no próximo futuro o petróleo de Portugal e da Espanha!
Há pois que acelerar a rede nacional de transporte de água, as captações e os tratamentos.