You are here

Add new comment

Não percebo porquê que algumas pessoas identificadas com a esquerda têm tanta dificuldade em aceitar a realidade quando esta implica erros cometidos por políticos que se apresentam como de esquerda, inclusive com episódios lamentáveis registados pela história.

É muito fácil à esquerda apontar o dedo às ditaduras encabeçadas por políticos de direita como aconteceu em Portugal ou no Chile mas apresentam um resistência hipócrita quando ditador em causa é de esquerda, usam desculpas esfarrapadas como "fez muito pela saúde e pela educação do povo", factos que ignoram quando o ditador é de direita (e acho bem) e procuram sempre culpar os "inimigos do povo" que são regra geral imperialistas americanos e seus lacaios locais, não existe oposição genuína da esquerda mesmo na presença de inegáveis crimes, são sempre "inimigos do povo" ou "oligarcas inimigos do povo". Ignoram inclusive que invariavelmente as autocracias (de esquerda ou de direita) geram uma elite colada ao poder, uma oligarquia que controla o poder económico e mantém o controlo político manipulando a justiça e comprando as chefias militares, o modelo não muda.

Sugiro a senhora professora autora deste artigo que tenha a elevação de reconhecer que Maduro (e Chavez antes dele) criaram as condições para o colapso da Venezuela com a expansão irracional de benesses sociais e redução da capacidade de fazer oposição dentro de um quadro democrático na Venezuela. Será que os média internacionais são responsáveis pelas políticas que derrubaram a produção local na Venezuela, foram os média internacionais que prenderam políticos opositores, foram os média internacionais que enriqueceram os socialistas fiéis ao regime como a filha de Hugo Chavez tida como a mulher mais rica da Venezuela?

Não se deixe cegar por batalhas ideológicas, o mundo não deve ser visto sempre como uma luta entre esquerda e direita, comunistas e fascistas, por vezes é uma simples questão de "certo" e "errado".