You are here

Add new comment

27 de MAIO DE 2017 VOLVIDOS 40 ANOS, O QUE SE PASSOU? PORQUÊ TANTA VIOLÊNCIA?
Porquê tanta violência sobre tanta gente, muitos nem sequer perceberam porque o seu querido MPLA lhes estava a fazer aquilo!!!!?
Recuando uns anitos talvez consigamos vislumbrar alguma luz ao fundo do túnel! E neste processo sempre as mesmas figuras Lúcio Lara+Esposa e Iko Carreira! Sempre estas duas figuras a capitanearem as hostes! E hoje, olhando para Angola e o estado em que o seu povo continua a viver talvez seja mais fácil chegar a conclusões! Primeiro Revolta Activa, depois Revolta Chipenda e finalmente, a cereja no topo do bolo, a machadada final nos Nitistas! O MPLA era um movimento com muitas sensibilidades! Ao contrário do que a história oficial proclama, Agostinho Neto não é o fundador do MPLA, o partido que liderava é que a dada altura se integrou no movimento e rapidamente Neto apoderou-se da liderença a qualquer custo! Considerava-se o "ungido" para levar o seu Povo para os "amanhãs que cantam" e conseguio, ao alinhar com essa clik e fez de Angola um paraíso, mas só para alguns, veja-se a situação actual em Angola! Muita gente conhece o processo da Revolta Activa, da Revolta Chipenda! Neto usou e abusou do Nitismo para reprimir principalmente a Revolta Activa! Não era por acaso que quando se falava de Nito Alves junto de gente afecta à Revolta Activa, falava-se do diabo! Depois vieram os CAC-Comités Amilcar Cabral (transformando-se mais tarde em OCA-Organização Comunista de Angola), insentivados até por Lúcio Lara+esposa, verificou-se depois, que era só para fazer sair os coelhos da toca! Finalmente era preciso espurgar Angola dos que queriam, insistiam em seguir a via do Socialismo! E a ala direitista do MPLA (sempre capitaneada por Lúcio Lara+esposa e Iko Carreira) engendrou a inventona do 27 de Maio! Lembremos antes a grande mestria do MPLA em criar inventonas! Quem não se lembra do comandante Juju, aos microfones da Rádio Nacional, à hora do jantar a dar notícias sobre a gloriosas FAPLA na luta contra o inimigo, um dia estavamos no Bocoio a lamber as feridas de um recuo desastrado do Balombo, onde tivemos de abandonar no terreno muito do material para tentar salvar a vida, ouvimos o comandante a dizer que as gloriosas FAPLA já tinham tomado o Balombo e avançavam sem quase resistência alguma sobre o Alto Hama a caminho do Huambo! Outro episódio que ilustra bem o assunto foi o de vísceras humanos supostamente encontradas nos quarteis da FNLA! Uma jovem médica estagiaria fez declarações aos jornais de que as caixas mostradas eram do bloco operatório do Hospital de S.Paulo e estando o estabelecimento controlado pelo MPLA... Alguém me sabe dizer onde para essa jovem? Eu sai de Angola em 1984 e ainda ninguém sabia dela!
Há episódios do suposto golpe de estado nitista, que no mínimo continuam mal contados! Para além da tomada da cadeia de S. Paulo por um pelotão com blindados de transporte de tropas, do Batalhão Feminino da 9ª Brigada, quais outras unidades desta Brigada de reserva em Luanda, todas as outras grandes unidades encontravam-se em combate no Norte e no Sul, vieram para a rua e tomaram pontos estratégicos? No assalto à cadeia de S. Paulo imputou-se também aos nitistas o assassinato de Helder Neto, alto quadro da polícia política, famoso pelo seus métodos de interrogatório, não usava a tortura para fazer falar os presos! Este ao sentir-se encurralado suicidou-se. Já agora, para além da Rádio Nacional que foi tomada por populares, que outros pontos estratégicos foram tomados pelas forças militares nitistas? Há no entanto um episódio neste processo que poderá ter sido decisivo na tomada de decisão de Neto quando afirmou "seremos implacáveis"! O massacre de vários Comandantes dentro de uma Gaz soviética (tipo VW pão de forma) que depois foi incendiada, supostamente perpretado por nitistas, que imediatamente foram capturados e passado pelas armas! Para não falarem? Não seria esto o pretexto ideal para o início do massacre e o imenso campo de concentração que de repente se transformou Angola? Aos históriadores cabe averiguar o curriculum dos Comandantes massacrados e talvez se encontre entre eles alguns que não seriam muito simpáticos para com a clik Lúcio Lara+esposa e Iko Carreira! Dois coelhos com uma cajadada? Neste episódio o comandante Gato, que mais tarde viria a ser o comandante da Força Aérea, conseguira escapar misteriosamente, lembre-se de dentro de uma viatura cravejada de balas de guerra e incendiada! Teria comandado a operação para culpar os nitistas e conseguir o pretexto que tanto queriam apresentar a Neto? Honra à memória de quem foi obrigado a partir, por acreditar que poderia fazer de Angola um mundo melhor!