You are here

Add new comment

Eu estava lá e este é o meu testemunho: Agitação de massas, quer via comunicação social (rádio e jornais), quer junto dos estudantes, contactando professores (eu fui contacto por dois nitistas) , designadamente nas escolas do ciclo e secundário, para que se começasse a preparar a mudança que iria suceder em breve no País, especificando que transmitíssemos aos alunos e pais destes que alguns elementos do governo angolano (exemplificando com nomes como Lopo do Nascimento, Lucio Lara, Iko Carreira, sem referirem uma palavra sobre Agostinho Neto), estariam a desvirtuar os princípios revolucionários do País, sendo necessário afastá-los do governo; elaboração de estratégias de golpe, centradas no Presidente de Angola, como a secretária do Agostinho Neto (envolvida no golpe de estado), o braço militar direito de Agostinho neto - Monstro Imortal (envolvido no golpe de estado, constando que seria este que colocaria o Neto em sentido, caso o golpe vingasse), algumas patentes cubanas (uma delas apareceu nas vésperas do golpe no Lobito com a mulher de um nitista de lá) envolvidas, unidades militares angolanas envolvidas, barricadas e controlo de viaturas em plena a cidade de Luanda na manhã de 27 de maio, assassinatos de altos dirigentes do governo nas primeiras horas dessa manhã, envolvimento de embaixadas do Leste no golpe de estado, envolvimento de personagens ligadas ao PCP ..... isto é o quê ??? um manifesto ? uma brincadeira de jovens idealistas ??
É um golpe que evoca muito as estratégias soviéticas da altura para Países da sua esfera político-militar que não tivessem a seguir a sua cartilha (de facto Agostinho Neto não vivia na URSS quando o 25 de abril ocorreu e, segundo consta nos meios políticos da altura, era tendencialmente social-democrata, tendo demonstrado sempre reservas face à URSS (sobretudo esta) e aos cubanos.
Já agora e ainda sobre o golpe do 27 de maio, pergunto: Quem tem a responsabilidade moral pela morte dos muitos jovens levados pelos professores nitistas para a intentona e barricadas? Eu recusei-me a falar neste assunto aos meus alunos, dizendo ao nitista que me contactou que já estava ultrapassado e já teria dado a minha contribuição (ele respondeu-me com sobranceria, tal era a sua convicção que as coisas estavam no papo, "tu ainda nos vais ser útil!").
Aceito, naturalmente, que as atitudes criminosas que possam ter ocorrido na reação contra os nitistas sejam, em sede própria, julgadas e punidas!
Agora, não me tentem toldar a memória e não tentem reabilitar um golpe tão triste e falhado como o do 27 de maio de 1977 (numa altura em que morriam cubanos, angolanos e sulafricanos, que nem tordos, nas frentes de batalha ... morriam, os cubanos e angolanos, para que a malta, designadamente os burgueses, dormissem, cantassem e fizessem política nas cidades !)