You are here

Add new comment

No essencial do que escreveu estou de acordo consigo. Trump é uma nova face do mesmo sistema capitalista, a face populista, a da falta de vergonha, a da aldrabice e, no fundo, a do aproveitamento da incultura do povo americano, capaz de ter acesso a muita informação mas totalmente incapaz de fazer o esforço da reflexão.
Tenho ouvido muitos comentadores políticos manifestarem surpresa por este resultado e dizerem que4 tal niunca aconteceu mas julgo que devem sofrer de amnésia selectiva! O que começou por ser o Hitller na Alemanha há pouco mais de 70 anos. Não utilizou argumentos semelhantes daquela época para ascender ao poder e não foi votado pela maioria dos alemães ? E aqui no nosso torrão, e em Espanha os fascimos não se mantiveram com eleições em que percentagens de votantes semelhantes às de hoje exerciam o seu direito? Não escondamos a realidade que é esta.
Das muitissimas interpretações ouvidas só uma, a mim que não sou religioso, me convenceu porque há muito a defendo, a do Cardeal católico (que não recordo o nome).
No essencial vou expôr a minha: Todos nós cfdadãos temos os mesmos direitos cívicos, bastará para isso que exerçamos os mesmos deveres. A começar por exemplo na minha companheira de há 44 anos que não se interessa por política. É uma boa companheira, boa mãe,e agora boa avó, foi boa profissional e é organizada e competente no lar. Porém de política não quer saber para além de ir, nas ocasiões próprias, depositar o seu voto em opções que desconheço mas que sempre respeitaria em nome da liberdade individual que defendo como bem supremo. Pelo que constato muitas das vezers não sabe sequer para que são as eleições quanto mais quem e quais as ideias e projectos daqueles em quem vai votar. Por outro lado eu procuro estar esclarecido além de participar socialmente na minha comunidade mas em qualquer acto eleitoral tenho, igualmente a ela, direito a um voto ! Portanto a fruição de direitos não está de acordo com o exercício de deveres!!! Esta democracia, tal como a americana e como a foi a alemã nas décadas 30 e 40 não foram regimes políticos, foram antes "tudo ao molhe" e fé no diabo.
Um ab