You are here

Add new comment

Neste sentido do debate e da discussão relativamente ao ensino, e, se assim quisermos, ao actual paradigma de ensino, creio que não estarei a fugir ao tema se deixar aqui a sugestão de um potencial paradigma alternativo, é certo que nunca posto à prova, mas, da minha perspectiva, com suficiente potencial para ser mais vantajoso para se tomar o risco de o considerar como uma alternativa. É designado Mini-Ciclos de Leccionamento.

As vantagens passam, resumidamente, por uma maior liberdade na escolha das matérias a aprender, permitindo simultaneamente uma maior abrangência e uma maior especialização (consoante o aluno assim o entenda), por uma reorientação do ensino para a verdadeira transmissão de conhecimentos, em vez do mero cumprimento de um programa, e por uma eventual redução das burocracias e desperdícios.

Para não me alongar demasiado, abster-me-ei de enunciar aqui toda a organização desse paradigma alternativo, remetendo, em vez disso, para uma página onde está descrita com relativo pormenor:

http://porumnovoensino.blogspot.pt/p/blog-page_27.html