You are here

Add new comment

O que é isso do lado certo da história? A história tem um caminho determinado e de um lado está o certo e do outro o errado? Deve ser confortável fazer política assim. Tudo muito simples. De um lado o povo bárbaro de Vila Franca ou de Barrancos, com a sua ligação à terra e às tradições (não são supostas, são mesmo tradições) que a sustentam; do outro o lado certo da história que os vai civilizar. As tradições não são boas por ser tradições. Mas quem as combate deveria estudá-las e compreende-las antes de as combater. É relativismo? Sim. Um instrumento que, com limites, tem sido útil à esquerda que não se quer dogmática,

Em que é que a tourada viola os direitos humanos e, mais extraordinário, os direitos ambientais? No segundo caso até me parece que, garantindo a existência de mais uma espécia, os protege.

Se quer alargar a punição por maus-tratos (e não maltratos) a animais que não sejam de companhia, isso quer dizer que não vou poder voltar a comer carne?

"A esquerda luta pelo fim da exploração do ser humano pelo ser humano, como acontece nas sociedades capitalistas. Hoje perceção de que a exploração não se resume à dominação entre seres da mesma espécie, mas também a relações de dominação entre espécies diferentes."

Julgava que num partido de esquerda marcado pela tradição marxista não se escreviam estas barbaridades. É a singularidade humana que explica o nosso combate contra a pena de morte, pela liberdade de todos os individuos e pela igualdade entre nós. Defender os direitos dos animais não obriga a repetir os disparates do PAN e companhia. Acha que os homens podem ser donos de outros homens, como são de cães? E podem ter homens a trabalhar para si apenas em troca de alimento, como têm animais? Que podem criar um ser humano para depois o matar? Ou será que isto é apenas o primeiro passo para uma linertação dos animais semelhante à que conquistámos para os humanos e vamos por fim, nesta nova perceção, acabar com os animais de companhia, de trabalho ou para alimentação? É isso que defende o Bloco de Esquerda? Se sim, escrevam isso no programa. Se não, não se façam comoarações absurdas entre a exploração capitalista, que queremos abolir, com a exploração animal, seja lá o que isso for.

Bem sei que este assunto é popular. Mas não valem todos os disparates para ganhar votos.