You are here

Add new comment

Caro José Manuel Pureza
Como sempre, os seus comentários vão ao fundo das questões, tocam na ferida, e de forma clara ajudam-nos a mais rapidamente percebermos as coisas.
Esta sua ideia de travo a fascismo veio lembrar-me uma preocupação e desconfiança que tem vindo a agitar os meus poucos e já cansados neurónios. Preocupação essa que tenho vindo a partilhar com alguns amigos e familiares, e de vários quadrantes. Gostaria de a partilhar também consigo, e saber se possível, a sua opinião.
Eu tenho a suspeita que toda esta ofensiva de austeridade, de retrocesso social, de miséria, de regresso ao passado, não está só a ocorrer no plano político. Assim tipo: a maioria de direita aprova, o governo executa (a europa manda), o presidente promulga, e pronto, o povo aguenta e não bufa. Não. Eu acho que alguém na sombra tem um plano policial, um género de plano B para o caso da populaça se revoltar e os mande à dita que os pariu. E numa situação de crise aguda não será difícil recrutar jagunços (do tipo daquele ex-dirigente do Sporting-tinha que ser logo do meu clube), que por 500 paus não terão rebuço em adiantar uma informaçãozinha. Não uma Pide como antigamente, mas "democrática". Musculada, mas democrática. Eu sei que a coisa está controlada. As sondagens dão uma derrota confortável à direita, e garantem que o PS será alternância, nem que seja em coligação para garantir mais estabilidade (como eles gostam de estabilidade), e não teremos para mal dos nossos pecados um "fenómeno" tipo Podemos. Pode ser que sim, mas eu ando desconfiado. Estarei a exagerar? Estarei a sofrer do complexo da teoria da conspiração? Honestamente estou preocupado.
A forma como as policias de transito se apresentam em cada esquina com 5 e 6 patrulhas a importunar quem anda a trabalhar, multando a torto e a direito; o numero de policia "especial" que ocorre a qualquer manifestação com meia dúzia de pessoas, cheira-me a amedrontação. Lá está o travo a fascismo. O medo é também uma forma de governar. E os portugueses sabem o que isso é. Tenho falado com alguns amigos que têm um pequeno negócio, e que andam aterrorizados com as visitas da Autoridade Tributária, que andam a verificar os stocks das chafarricas. O medo tomou conta das pessoas.
Por favor comente estes meus receios, para ver se não sou eu que estou a ficar maluco, ou se é a idade que já me está a pregar partidas.

Um abraço
Paulo