You are here

Add new comment

A percentagem de negros no Brasil é de longe bem menos metade da população. Uma grande parte de brasileiros são mestiços, no entanto destes 50% de mestiços, muitos possuem a pele clara e traços europeus (fenotipo) porque durante muito tempo houve uma entrada de imigrantes no Brasil e miscigenação (intencionalmente planeada nos séculos passados).
No entanto geneticamente o DNA de mais de 60% dos brasileiros é miscigenado.
No brasil cerca de 10-15% são negros, que infelizmente sofrem um preconceito diário baseado neste fenótipo, outros que se auto-intitulam pardos possuem pele clara e traços europeus.
Já vivi no Brasil e nas ruas, escolas, lojas era basicamente 50-60% de pessoas mesmo brancas, um número elevado de pessoas mestiças claras e escuras e uma parte bem pequena de negras (regra que é diferente no Rio de Janeiro e Nordeste daquele país).
Por isso, antes da espera de um estádio miscigenado, os media internacional e mesmo brasileiro deveriam por estudar a composição étnica brasileira baseada não só nos censos de um país (que reflecte apenas uma opinião do cidadão relativamente a sua etnia e não o que de facto ele representa) , mas também a observação ponderada do interlocutor sobre o que vê quando anda pelas cidades de um país