You are here

Add new comment

Senpre quei ouço discursos de empreeendorismo, transmite-me uma sensação de empreendorismo do nada, onde só se interessam com a forma e não o conteúdo. Com isto quero dizer, o que interessa é ser empreendedor, investir e criar empresas. Mas a empresa que se cria, ou aonde se investe não é assim tão relevante. Claro que Portugal precisa de mais investimentos, mas convém saber aonde se investir, e isso não é facil. A verdade é que com o estado da economia não ah muito espaço de manobra, e são poucos os investimentos que têm pernas para andar. Investir numa economia em recessão é 8 ou 80, não existe muito espaço para meio termo. Uma pessoa ou se safa muito bem ou muito mal.

Eu trabalho em ciência exactas e tenho pouca ablidade ou nenhuma para discursos. Mas quando tento discurtinar estes discursos, feitos por pessoas com um certo jeito para a coisa, após extrair os exemplos pouco convincentes, as metáforas rebuscadas, e as frade bonitas, o que sobra é perto de nada.

Acho que a mudança que é preciso em Portugal (e não só) é precisamente o contrario disto. Temos de parar de nos preocupar com a forma e começar-nos a preocupar mais com o conteúdo. Não é criar empresas que é importante, mas sim as empresas que se criam. Não é bons discursos e cheios de energia que importa, mas o que se diz de concreto.