You are here

Add new comment

Para já os parabéns ao João Mineiro por ter suscitado tantos e variados comentários.
O pessoal está atento e pronto para a polémica quer dizer pronto para a luta.
A questão do empreendorismo só me suscita uma interrogação a que gostaria que alguém me respondesse:
1. ser empresário pressupõe construir uma empresa. Uma empresa significa fazer negócio. Fazer negócio significa estar no mercado.Estar no mercado quer dizer poder ter êxito ou não. Poder ter êxito significa ter lucro. Ter lucro significa ganhar mais do que se investiu. Ganhar mais do que investiu significa que se vai buscar a algum lado.
Das duas uma ou se é empresário individual e então vai-se buscar o lucro ao esforço próprio, ou seja ao trabalho sobre trabalho o que for preciso sem olhar- se necessário - ao descanço, à família, comer o que se puder e conseguir, ou seja estar a dar tudo aquilo que for preciso para o êxito da empresa. Ou seja trabalhar o tempo e nas condições que for necessa´rio para ter o "meu lucro" ou seja, por pouco que seja "o meu sucesso" e assim ser um Jeep (Jovem empresário de elevado potencial
como queria o Cavaco nos anos noventa quando foi primeiro ministro, e aí temos o pessoal do BPN e esses ladrões todos dos bens públicos que foram Jeep e por aí adiante.
Ou então tenho que ter empregados a qume tenho que pagar de acordo com as regras - que felizmente para mim me protegem enquanto empresário e os entalam enquanto empregados - e tenho que ter lucro e a eles não posso impor o que eu faria para mim como empresário individual, mas vou sacar-lhes o mais que posso através do baixo salário, de menos tempo de lazer ou nenhum, senão vou à falência por cauda de quem tenha menos escrúpulos que eu ou mais sorte. E vou despedir - é o que dizem os empresários - e vou pagar menos, é oq ue eles dizem, e vou querer o salário mínimo pago com o que vou deixar de pagar para a TSU (paga o maralhal nos impostos o meu empreendorismo!) etc.
Bom e depois se vou à falência e/ou se os meus empregados têm que ser despedidos...etc.
E vão todos os jovens ser empreendedores? e quem se especializa em ser empregado, porque nem todas as empresas podem ser individuais?
Acho que devemos dar mais atenção à vida concreta e não à ideologia de que as coisas são como eu talvez gostasse como fazem esses que estão à espera que alguém faça por eles e não procuram emprego nas emprezas que os empreendedores criam e não têm lugar para dar emprego porque...
Ou seja as sociedades organizam-se colectivamente, o esforço individual é fundamental mas só funciona em termos sociais se a socedade for organizada e orientada para todos os que a constituem, ou seja se houver políticas - sem ideologias mas com conhecimento e sob escrutínio geral deemocrático para satisfazer o essencial que a vida de todas humanas criaturas exigir assegurando a dignidade que caracteria as criaturas humanas e até os animais que gostamos de tratar bem. Portanto são precisas políticas, que pelos vistos o tal de Gonçalves não sabe o que é nem quer saber.