You are here

Add new comment

Prezadas e prezados,

Só posso agradecer a iniciativa de se elucidar os fatos para as gerações mais novas, que infelizmente, quando têm acesso ao fato "Comuna de Paris", o têm somente pelo ponto de vista dos que ainda hoje oprimem o pensamento divergente de uma Esquerda ativa e construtiva.
A Comuna de Paris foi uma precipitação, conforme posto na 1ª Internacional Comunista pelo próprio Marx. Precipitação por ter se antecipado a um apoio massivo da massa de trabalhadores naquela longínqua Europa. O filósofo alemão previu se tratar de um movimento com os dia contados. Mas isso em nada, absolutamente nada, desmerece a resposta ao desgaste da classe trabalhadora frente a um Estado corrompido por uma burguesia emergente, por uma nobreza em vias de falência e um alto clero comprometido em manter a qualquer custo um status quo anacrônico e perverso sobre a população trabalhadora. Deixaram lições e contribuíram com valores que permanecem até os dias de hoje, como a laicidade e os direitos trabalhistas.
Recomendo a quem ainda não leu a edição da Boitempo do livro "Trabalhadores, uni-vos: antologia política da I Internacional", de Marcello Musto. Pode ser de grande valia aos que se iniciam no universo da Esquerda mundial, livres de quaisquer estigmas atribuídos pela mídia comprometida em deformar a História por causa própria.