You are here
Concentração junto ao Palácio de Belém, hoje às 18h

As promotoras do momento musical, as cantoras líricas Ana Maria Pinto e Mónica Monteiro e a professora de música Sofia Cosme, estão a convocar uma concentração através do facebook para as 17h30, junto à fonte luminosa, na Praça do Império, que depois seguirá até à praça Afonso de Albuquerque, em frente ao palácio presidencial, onde, às 18h, será interpretado o tema “Acordai”, de José Gomes Ferreira e Fernando Lopes-Graça.
No evento criado no facebook, a soprano Ana Maria Pinto sublinha que “é como artista” que se recusa a emigrar, “levantando a voz bem afinada” contra quem a quer “obrigar à subtração”.
Em declarações à agência Lusa, a cantora explicou que a escolha da música “Acordai” “é um apelo à consciência de todos”, e que a mesma é “apropriada ao momento que atravessamos, ao afirmar ‘acendam almas e sóis neste mar sem cais!’”.
“Será um momento humanista, especial e belo, com o melhor que a nossa cultura tem para oferecer”, adiantou Ana Maria Pinto, que sublinhou ainda que “a cultura é um veículo importantíssimo para consciencializar e sensibilizar as pessoas, nomeadamente em momentos como o atual, em que é urgente falar à alma muito mais que à matéria”.
A soprano afirmou estar contra “esta política neoliberal de privatizações”, nomeadamente dos serviços de água, eletricidade, e da RTP, “que delapida o património que os nossos pais construíram e que não serve o povo, mas os interesses das empresas que seguem princípios imorais”.
Ana Maria Pinto criticou também “o regime de recibos verdes a que estão condenados todos os músicos portugueses se querem trabalhar”.
“Sou uma cidadã e quero participar ativamente na democracia do meu país e daí esta urgência de chamar as pessoas à consciência”, frisou.
Em Lisboa, mais de 10 mil pessoas já aderiram à concentração agendada para sexta feira, pelas 18h, nos jardins de Belém. Está a ser organizado, inclusive, e através de um evento no facebook, um autocarro a partir das Caldas da Rainha para a manifestação de Lisboa.
Este protesto já foi, entretanto, agendado para várias outras cidades portuguesas. Foram ainda criados eventos em Londres e nos EUA e Canadá.
Manifestação: Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas! - Reunião do Conselho de Estado
Lisboa, Palácio de Belém, 18h. Ver evento no facebook.
Aveiro, Praça do Município, 18h. evento no Facebook.
Coimbra, Pç 8 de maio, 18h. Evento no Facebook.
Faro, Largo da Sé - Cidade Velha, 18h. Evento no Facebook.
Guarda, em frente à Câmara Municipal, 18h. Evento no Facebook.
Pombal, Jardim Municipal, 18h. Evento no Facebook.
Ponta Delgada, Portas da Cidade, 9h. Evento no Facebook.
Porto, Avenida dos Aliados, 10h. Evento no Facebook.
Santa Maria da Feira, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 9h30. Evento no Facebook.
Viseu, Rossio, 18h. Evento no Facebook.
Angra do Heroísmo, Alto das Covas, 17h30. Evento no Facebook.
Bragança, Pç Cavaleiro Ferreira, 18h. Evento no Facebook.
Funchal, Palácio São Lourenço, 18h. Evento no Facebook.
Leiria, Fonte Luminosa, 18h. Evento no Facebook.
Moncorvo, Pç Francisco Meireles, 18h. Evento no Facebook.
Torres Novas, Praça 5 de Outubro, 18h. Evento no Facebook.
Londres, EUA e Canadá
Braga, dia 22 de setembro, Av. Central, 15h.
Comments
O povo deve estar em alerta
O povo deve estar em alerta permanente! Os nossos filhos e netos deverão tomar consciência que se o futuro lhes pertence por uma herança que lhes transmitimos, e que não será a melhor, que tenham a certeza de que a desgraça foi cavada pelos políticos incompetentes desde Cavaco até hoje e nunca pelo povo que agora paga tão caro a desvergonha que vivemos!
Estou de pleno acordo com as
Estou de pleno acordo com as forças populares que se manifestam neste evento, sou Brasileiro mais tenho netos e filha em Portugal e quero um futuro melhor para eles dentro desta DEMOCRACIA tão falada, mais que pouco se ver.
Todos a Belém. Apenas com a
Todos a Belém. Apenas com a força do Povo poderemos mudar este País. O Povo unido jamais será vencido. Está na hora de mudar este país, se não for o PR terá de ser o próprio povo a tomar as rédeas a este país. O Povo está a Gritar em aqui, em frente ao Palácio de Belem. O Povo quer a demissão imediata deste Governo
Add new comment