You are here
Segurança Social nega subsídio social de desemprego sem fundamento legal

No final de julho, o Instituto da Segurança Social (ISS) informou que os subsídios sociais de desemprego (subsídio social de desemprego, inicial ou subsequente ao subsídio de desemprego) cujos períodos de concessão ou renovação já tinham sido prolongados até 30 de junho seriam extraordinariamente, prorrogados de forma automática até ao final do ano. De acordo como ISS, “o mesmo se aplica aos que terminaram a 30 de junho e aos que venham a terminar até 31 de dezembro de 2020. A prorrogação relativa ao mês de julho dos beneficiários que já tinham beneficiado de prorrogação do subsídio social de desemprego começa a ser paga, de forma extraordinária, a partir de agosto".
Segundo os relatos recebidos pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, este procedimento não está a ser cumprido, sendo que a Segurança Social tem indeferido o pagamento do subsidio social de desemprego sem fundamento legal e após ter sido solicitada a interrupção da procura ativa de emprego, bem como de deslocações ao centro de emprego.
Num conjunto de questões enviadas ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, Isabel Pires e José Soeiro frisam que “esta situação coloca os beneficiários da prestação numa situação de inaceitável fragilidade e desproteção que não só não lhes é imputável como exige rápida reparação”.
Os deputados bloquistas pretendem saber quais os motivos para o indeferimento e não prorrogação do pagamento e que medidas imediatas serão adotadas com vista a garantir que se prorrogam todos os subsídios sociais de desemprego.
Attachment | Size |
---|---|
![]() | 91.41 KB |
Comments
Subsídio atrasado
É triste esta realidade por parte da SS não ter feito os pagamentos dos subsídios desde julho. Um trabalhador, que viu seus rendimentos irem a zero devido às pandemia, não morre do vírus, mas sim do descaso de seu semelhante.
subsidio atrasado
Realmente é uma situação de desespero desde Julho que não recebo o subsidio.
com criança em casa e tudo por pagar a triplicar, até agora não pude comprar materiais da escola do meu filho porque não tenho dinheiro. isto é desumano.
Subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego, a ratoei
Quem tinha o subsídio de desemprego a terminar em março, abril, maio 2020 viu o mesmo a ser automaticamente prorrogado até junho por força do DL 10F/2020
Depois da questão da má interpretação da SS e esclarecimento da tutela quanto ao prolongamento até dezembro de 2020 quem já tinha auferido da prorrogação até junho esperou infrutiferamente em julho, agosto e setembro por essa tão anunciada prorrogação.
Esclarecido em inúmeras difíceis tentativas de contacto com a SS:
apenas foi prorrogado o subsídio social de desemprego e não o subsídio de desemprego até dezembro! (DL 37/2020)
Ou seja quem não pediu o subsídio de desemprego subsequente (esse sim já considerado subsídio social de desemprego) porque esperava pela tão apregoada renovação automática, nada tem!
Ajudem
Subsídio social desemprego
Não sei como vão viver as pessoas incluindo a minha filha que vive sozinha com o filho de 6 anos, vão viver pois o governo só se lembrou de quem acaba os subsídios em 2021.... Então é os outros como a minha filha que acabou a 31 de Dezembro 2020?Tiveram prorrogação até 31 de Dezembro e agora? O governo tem de prorrogar por mais tempo visto não haver trabalhos principalmente aqui em Albufeira que vive do turismo.... Ajudem por favor
Falta de humanismo
Eu terminei o subsidio de desemprego em dezembro, pedi o subsequente no final de novembro, so agr responderam que nao tenho direito, e k so os que terminam em janeiro que tem prorrogacao, quer eu e mais pessoas nao fazemos parte, com renda, agua,luz comida sobrevivemos como, expliquem me agr para que a gente desconta, exercer o direito de voto, se qdo a gente precisa onde esta a ajuda, a pessoaa que n fazem nenhum ja apoiam, isto é desumano
Subsídio de desemprego
Prezados, bom dia!
Meu pedido de subsídio de desemprego foi indeferido em Novembro de 2020. Não tenho família cá e me encontro com muito medo de ter que morar nas ruas.
Já enviei carta a Segurança Social, mas ninguém me responde e eu não sei qual foi o problema.
O que eu devo fazer? Onde posso procurar ajuda em meio ao confinamento em que vivemos?
Eu tenho muito medo de não ter como pagar a renda do quarto onde vivo e ter que ir morar nas ruas.
Por favor me digam o que eu posso fazer?
Cumprimentos!
Add new comment