You are here

O Capital de Marx contado às crianças pelo Vovô Carlito

No Dia Internacional do Conto Infantil, o Vovô Carlito conta uma história real sobre patrões, jornadas de trabalho, mais-valia, greve, união e vitórias. Lê aqui o livro na íntegra.
Capa de O Capital para Crianças
Capa de O Capital para Crianças

No Dia Internacional do Conto Infantil, celebramos também o direito à imaginação da infância, à "suspenção voluntária da descrença" (como diria Samuel Taylor Coleridge), à possibilidade de viver temporariamente em mundos onde objetos e animais podem falar com humanos, onde fadas e dragões voam no céu e onde, quase sempre, tudo está bem quando acaba bem. 

Hoje o Esquerda sugere um livro não convencional, de uma história que vive na realidade, num regresso ao passado e análise ao presente. Trata-se da possível explicação às crianças de O Capital de Karl Marx através de uma conversa com o Vovô Carlito

O Capital para Crianças, com autoria de Liliana Fortuny e ilustrações de Joan R. Riera (ambos catalães), foi lançado no Brasil pela chancela Boitatá da editora Boitempo, para celebrar o bicentenário de Karl Marx.

Este livro, como tantos outros infantis, acaba em festa. Mas sabemos que nem sempre a história é assim. Que este conto mostre que a persistência na justiça e a organização coletiva são exercícios de todas as épocas e que a História (esta com H maiúsculo) é escrita todos os dias, com muitas mãos e sempre com muita imaginação. 

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura
Comentários (2)