You are here
Bloco votará a favor das propostas que baixem o IVA da eletricidade

Em conferência de imprensa no parlamento, a deputada bloquista Mariana Mortágua respondeu às palavras do primeiro-ministro, que esta quarta-feira recusou a proposta do Bloco para uma descida faseada do IVA da eletricidade nos próximos anos.
A deputada diz que o Bloco vai manter essa proposta, que surgiu como uma “tentativa de aproximação” às posições do PS, baixando o IVA dos atuais 23% para a taxa intermédia de 13% já em 2020, e voltando a descer para a taxa mínima de 6% em 2022. Para Mariana Mortágua, trata-se da proposta “que reúne mais condições para consenso alargado na Assembleia da República”.
“A intransigência do PS na descida do IVA da eletricidade contrasta com o consenso social e parlamentar relativamente a esta medida”, sublinhou a deputada, recordando que “o PS não tem maioria absoluta” no parlamento”.
“E quem não tem maioria absoluta não pode pretender governar com base na chantagem e na intransigência. A negociação é uma necessidade e uma exigência a qualquer governo que não tem maioria absoluta no parlamento”, avisou Mariana Mortágua.
Não existindo nenhuma garantia sobre a aprovação da medida proposta pelo Bloco, “o nosso compromisso é que votaremos a favor de todas as propostas que apresentem uma redução do IVA da eletricidade”, nomeadamente das do PCP e do PSD já entregues no debate orçamental na especialidade.
“O que se espera da Assembleia da República é que faça o que está certo e que cumpra o compromisso que os vários partidos já afirmaram publicamente”, prosseguiu a deputada, concluindo que “ninguém compreenderá que em nome de joguinhos políticos o IVA da eletricidade deixe de descer, permitindo assim um alívio no orçamento de todas as famílias em Portugal”.
Comments
IVA da electricidade
Desde que não sejam propostas de parlamentares fascistas, vamos a isso!
Add new comment