You are here

Espanha: Guarda Civil retém e identifica cantor punk Evaristo

Evaristo Páramos, do grupo Gatillazo e ex-vocalista dos La Polla Records, foi retido e identificado no final de um concerto no Festival Primavera Trompetera em Jerez. Letras das músicas ou comentários proferidos durante o concerto estarão na origem da retenção.
Foto Wikipedia.

O ator Willy Toledo avançou na sua conta de Facebook que a Guardia Civil agiu por causa da letra das canções de Evaristo. O diário El Mundo avança, por outro lado, que, de acordo com os organizadores do evento, a retenção do músico se deveu a insultos à Guarda Civil proferidos por este durante a sua atuação.

As primeiras reações à atuação da Guarda Civil vieram do secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, do Coordenador da Izquierda Unida, Alberto Garzón, e da coligação basca EH Bildu, entre outros, que se solidarizaram com o cantor punk no Twitter.

“Cresci e aprendi muito do que significa a política ouvindo Evaristo. Que o detenham devido às suas letras revela a putrefação da nossa democracia. Cloacas, sicários da pluma, corruptos e cobardes pagados pelos poderosos”, escreve Iglesias.

“Evaristo, que foi cantor dos 'La Polla Records' foi ontem retido e identificado pela Guarda Civil pelo conteúdo das suas músicas. Quarenta anos a cantar para que isto aconteça em 2018. É urgente travar esta deriva autoritária. Eles dizem merda”, assinala Garzón.

“No Estado Espanhol não existe liberdade de expressão. Solidarizamo-nos com Evaristo, que foi detido e denunciado, e com todos os artistas que estão debaixo de ameaça por criticar o sistema através das suas canções, livros e outras expressões artísticas”, avança, por sua vez, a coligação EH Bildu.

 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)