You are here

Concentração de solidariedade com a Catalunha, dia 2 de outubro em Lisboa

Em comunicado, o Bloco de Esquerda "condena a violenta repressão do Reino de Espanha e do governo de Mariano Rajoy contra o povo catalão e o referendo que hoje se realiza na Catalunha" e, apela à "concentração junto ao consulado espanhol, na avenida da Liberdade, pelas 18h de segunda-feira".

Em comunicado, o Bloco de Esquerda "condena a violenta repressão do Reino de Espanha e do governo de Mariano Rajoy contra o povo catalão e o referendo que hoje se realiza na Catalunha".

"Nenhum argumento formal desculpa a violência policial contra a afirmação pacífica da vontade de um povo e do seu direito à autodeterminação".

"O bloqueio constitucional diz mais sobre a natureza do Estado espanhol do que sobre a legitimidade da aspiração democrática da Catalunha. O governo espanhol deve retirar de imediato as forças repressivas especialmente destacadas para território catalão com vista à repressão da consulta e repor o respeito pelas instituições autonómicas".

"A enorme participação no referendo de hoje é um exemplo de cidadania e reclama a solidariedade de todos quantos acreditam na democracia. O direito a decidir o seu próprio destino é uma conquista de que nenhum povo ou nação pode prescindir".

"Em solidariedade com a cidadania catalã, realizam-se amanhã, em diversas cidades europeias, protestos junto às representações oficiais do Reino de Espanha". 

"Em Lisboa, o Bloco de Esquerda apela à concentração junto ao consulado espanhol, na avenida da Liberdade, pelas 18h de segunda-feira".

Termos relacionados Catalunha, Política
Comentários (2)