You are here

Cavaco Silva teve férias pagas pela Nestlé enquanto primeiro-ministro

O caso remonta ao verão de 1993 e foi noticiado pelo jornal O Independente. A notícia, escrita por Paulo Portas, esclarece que "tudo foi confirmado pela multinacional".
Capa da edição do Independente de 20 de agosto de 1993.
Capa da edição do Independente de 20 de agosto de 1993.

O caso remonta ao verão de 1993 e foi noticiado pelo jornal O Independente. Cavaco Silva era, então, primeiro-ministro e foi convidado pela Nestlé para uma viagem de férias a Salzburgo. 

Segundo o jornal, “a Nestlé teve a ideia, escreveu a Cavaco, organizou e pagou”. Os custos foram partilhados: o Estado português “pagou o Falcon”, onde Cavaco Silva viajou, “e a Nestlé pagou o resto”. 

Na notícia do Indepente, escrita por Paulo Portas, pode ainda ler-se que “nós pagámos o Falcon e a Nestlé pagou o resto - os bilhetes para o festival, a estadia na suite presidencial do melhor hotel da cidade e um passeio para ver as vistas. Tudo confirmado pela multinacional. (...) Foi assim que pela primeira vez um primeiro-ministro português se deslocou ao estrangeiro a convite de uma empresa privada."

"O homem que confunde Thomas Mann com Thomas More está no seu legítimo direito quando faz alguma coisa para se cultivar. (…) Seja qual for a importância da causa, o cidadão Aníbal Cavaco Silva não pode obrigar quem paga impostos a financiar-lhe despesas de elevação espiritual (…)”

"O PSD agarra[-se] ao Estado como a lapa à rocha. Se o dr. Cavaco o tentar arrancar de lá, fica sem unhas."  

"Quem olhar a elite política reconhecerá semelhanças com A Mala de Cartão. É de admitir que Linda de Suza tenha primos e mais primos no poder e na oposição."

"É um erro acreditar que são bons os que nasceram assim e maus os que nasceram assado. Pelo contrário, os mais elevados critérios de apreciação de um político são os factos do seu carácter e da sua dignidade."

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)