You are here

Mais descargas das suiniculturas de Leiria

Aproveitando as chuvas, eflúvios voltaram a poluir a Ribeira dos Milagres. Bloco de Esquerda exige averiguação e responsabilização dos prevaricadores e o fim da impunidade.
Bloco quer o fim da impunidade.

A coberto das chuvas de domingo e segunda-feira, as suiniculturas fizeram mais uma vez descargas de efluentes suinícolas na Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria. “É um cheiro que não se pode estar, a água está completamente negra, parece alcatrão, tem muita espuma, sinais característicos de efluentes das suiniculturas”, denunciou José Carlos Faria, da Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, observando que os prevaricadores aproveitaram o facto de ser noite para fazer as descargas.

“Desde os anos 70 que esta situação existe e vai continuar porque ainda não nasceu o político que acabará com as descargas”, desabafou José Carlos Faria, lembrando dos tempos em que chegou “a apanhar enguias e a nadar na ribeira dos Milagres”, um afluente do rio Lis, curso de água que desagua na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande.

Bloco de Esquerda exige responsabilização

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Leiria tornou público um comunicado em que mostra a sua profunda indignação e apela às autoridades – Administração da Região Hidrográfica do Centro e SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR), que levem até às ultimas consequências as averiguações que estão a desenvolver no terreno identificando e responsabilizando os seus autores.

“Torna-se premente que de uma vez por todas se ponha cobro à sensação de impunidade que grassa no seio daqueles que realizam essas descargas e que assim num acto negligente e criminoso ameaçam um recurso que é escasso e necessário às gerações vindouras”, diz o comunicado.

O Bloco de Esquerda continuará a bater-se por “propostas que garantam a qualidade de vida das populações, preservem a saúde pública e assegurem uma sustentabilidade ambiental de todas as actividades económicas existentes na região”

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)