You are here

“Quem descontou mais de 40 anos deve poder reformar-se sem penalizações”

O deputado bloquista José Soeiro diz que é importante valorizar as carreiras contributivas mais longas e que a negociação com o governo prossegue para trazer justiça a quem mais trabalhou.
Foto Paulete Matos

Questionado pelos jornalistas sobre a proposta que o governo prepara para as reformas antecipadas, José Soeiro afirmou que se trata de “uma negociação e um debate que está em curso e os aspetos concretos não estão ainda fechados”.

Neste momento, afirmou Soeiro, “parece-nos muito importante que as pessoas que começaram a trabalhar aos 14 anos ou até antes (e há muitas dezenas de milhares de pessoas em Portugal que começaram a trabalhar com essa idade) tenham direito a uma reforma sem qualquer tipo de penalização".

"É importante valorizar o trabalho dessas pessoas e respeitar as carreiras contributivas muito longas que elas têm”, declarou o deputado do Bloco.

“E é muito importante que caia o fator de sustentabilidade: é uma penalização de mais de 13% a que todas as pessoas que pedem reforma antecipadas estão sujeitas”, prosseguiu Soeiro, defendendo que quem tem carreiras acima dos 40 anos de descontos “possa ter uma antecipação da idade de reforma para que possam reformar-se sem penalizações antes da idade que a lei hoje exige”.

No que respeita a mudanças no acesso à reforma, o Bloco defende que não haja discriminação entre trabalhadores. “É preciso discutir regras de valorização das carreiras contributivas para os trabalhadores da administração pública, porque também há quem tenha começado a descontar aos 14 anos e existem carreiras muito longas”, sublinhou Soeiro.

“Há pessoas que chegam aos 60 anos com 46 anos de descontos, são pessoas que sacrificaram a infância pelo trabalho e é uma questão de justiça permitir que acedam à reforma”, concluiu Soeiro.

 

 

Termos relacionados Política
Comentários (13)