You are here

Almaraz: “Não se pode aceitar a atitude da Endesa e da Iberdrola”

Endesa e Iberdrola recusaram prestar declarações ao parlamento português sobre a central nuclear de Almaraz. Deputado Jorge Costa do Bloco de Esquerda critica: “Endesa e Iberdrola tomaram decisão errada de virar as costas aos representantes do povo português!”
“Todos os anos a Endesa e a Iberdrola beneficiam de lucros milionários que resultam de uma central muito antiga que já devia estar encerrada... É por essa ganância que se mantém em funcionamento uma central nuclear que já devia estar a fechar”, realçou Jorge Costa
“Todos os anos a Endesa e a Iberdrola beneficiam de lucros milionários que resultam de uma central muito antiga que já devia estar encerrada... É por essa ganância que se mantém em funcionamento uma central nuclear que já devia estar a fechar”, realçou Jorge Costa

Endesa e Iberdrola recusam prestar esclarecimentos ao parlamento

As empresas Endesa e Iberdrola recusaram-se a ir à Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República (AR) portuguesa prestar esclarecimentos sobre a central nuclear de Almaraz.

O Bloco de Esquerda apresentou na AR, em 23 de janeiro passado, um requerimento para uma audição urgente aos representantes dos Conselhos de Administração das filiais portuguesas da Iberdrola, Endesa, Gás Natural Fenosa sobre a situação da Central Nuclear de Almaraz. O requerimento teve apoio unânime dos grupos parlamentares.

Nesta quarta-feira, foi divulgado que a Endesa e a Iberdrola, que detêm a maior percentagem da central nuclear de Almaraz, se recusaram a ir à comissão de Ambiente da AR de Portugal e remeteram as questões para o Agrupamento de Interesse Económico das Centrais de Almaraz-Trillo, titular da autorização de exploração de Almaraz. Este agrupamento respondeu que não prestará esclarecimentos aos deputados portugueses, porque “há um processo em curso entre os estados português e espanhol e não querem interferir” nesse processo. O presidente da Comissão de Ambiente, o deputado Pedro Soares, considerou a recusa “lamentável”.

Uma atitude incompreensível”

O deputado Jorge Costa em declarações à comunicação social, ao final da tarde desta terça-feira 14 de fevereiro, afirmou:

“A mensagem que transmitem é muito grave porque virarem as costas ao parlamento português, recusarem-se a responder perante a democracia portuguesa sobre o perigo que representa a central nuclear, com que elas continuam a realizar milhões de lucro, é uma atitude incompreensível”.

O deputado bloquista salienta que era pertinente e adequado que os administradores da Endesa e da Iberdrola fossem prestar esclarecimentos à AR, uma vez que “ são estas pessoas que respondem em Portugal pela Endesa e pela Iberdrola” e, além disso, “são estes responsáveis que ciclicamente vêm defender a manutenção de rendas excessivas na energia, das quais beneficiam diretamente, seja a Iberdrola seja a Endesa, no mercado português e são essas mesmas companhias que mantêm uma central nuclear caduca a funcionar e que representa um perigo para a população em Portugal”.

Vamos insistir na responsabilização da Endesa e da Iberdrola”

“Vamos insistir na responsabilização destas companhias pelo perigo que a central nuclear representa”, declarou também Jorge Costa, sublinhando que “todos os anos a Endesa e a Iberdrola beneficiam de lucros milionários que resultam de uma central muito antiga que já devia estar encerrada, que está completamente amortizada, e que representa um lucro garantido a cada ano que passa”.

“É por essa ganância que se mantém em funcionamento uma central nuclear que já devia estar a fechar. A obsessão destes grupos é conseguir mais anos de Almaraz a funcionar e isso é uma ameaça que os portugueses não podem aceitar”, declarou ainda o deputado.

A concluir, Jorge Costa criticou: “A Endesa e a Iberdrola tomaram hoje a decisão errada de virar as costas ao parlamento, de virar as costas aos representantes do povo português, que estão na AR, e essa atitude não se pode aceitar!”

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Política
Comentários (2)