You are here

Iniciativa para proibir glifosato na UE já recolhe assinaturas

Arrancou esta quarta-feira a recolha de um milhão de assinaturas pela Iniciativa de Cidadania Europeia para banir os herbicidas à base de glifosato.
Stop Glifosato

Dezenas de organizações não governamentais europeias juntaram-se para mobilizar a sociedade contra o glifosato utilizado sobretudo no herbicida Roundup da Monsanto. A recolha de assinaturas é feita online na página dos promotores da iniciativa.

O objetivo é atingir um milhão de assinaturas e dessa forma obrigar a Comissão Europeia a propor legislação sobre a matéria. Para ser válida, as regras exigem um número mínimo de assinaturas em pelo menos sete países da União Europeia. Para Portugal, o número mínimo é de 15750 assinaturas.

A iniciativa apresenta-se com três objetivos: banir os herbicidas com glifosato, uma das substâncias mais usadas e cujos efeitos negativos para o ecossistema e a saúde humana estão documentados; assegurar que a avaliação de pesticidas para aprovação pelos reguladores europeus se baseiam apenas em estudos publicados e encomendados por autoridades públicas e não pela indústria dos pesticidas; e estabelecer metas vinculativas de redução do uso de pesticidas na UE.

"O glifosato aparece em todo o lado: na água, nos alimentos, nas pessoas, até na chuva e no leite materno. As substâncias carcinogénicas não têm limiar de segurança pelo que a proteção da saúde exige a proibição total, tal como já aconteceu com inúmeros pesticidas no passado”, diz o Engº Jorge Ferreira, da Plataforma Transgénicos Fora.

A Organização Mundial de Saúde classificou o herbicida em causa como "carcinogénio provável para o ser humano e carcinogénio provado para animais de laboratório”. Em setembro passado, a Comissão Europeia aprovou a utilização do glifosato até ao fim de 2017, na sequência de um processo que não obteve o consenso necessário dos países membros para prolongar a licença de utilização. Em Portugal, o Bloco de Esquerda propôs no parlamento em maio a proibição do uso de glifosato em meio urbano, mas a proposta foi chumbada com os votos da direita e PCP.

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
Comentários (2)