You are here

Bloco saúda memória de Fidel e solidariza-se com povo de Cuba

Bloco de Esquerda emitiu um comunicado onde afirma que Fidel Castro foi autor, como figura histórica de grande importância, de grandes feitos e de grandes erros.
"Fidel foi um grande estadista cubano e assim será recordado", afirma o comunicado do Bloco. Foto de Naijagrace
"Fidel foi um grande estadista cubano e assim será recordado", afirma o comunicado do Bloco. Foto de Naijagrace

Transcrevemos na íntegra o comunicado :

Fidel Castro foi uma das figuras mais importantes da história do século XX e líder de uma revolução vitoriosa. Por mais lendas históricas que se contem sobre heróis infalíveis e encarnações do mal, elas só negam a cidadania e o pensamento crítico. Fidel foi o autor, como figura histórica de grande importância, de grandes feitos e de grandes erros.

A sua vida foi esta experiência de libertação nacional, começada sem alinhamento e até em conflito com a ortodoxia soviética, e só mais tarde conformada com Moscovo e com o modelo de partido único.

Ao longo de décadas, o criminoso bloqueio norte-americano e a permanente sabotagem económica criaram um clima de cerco que não só puniu as populações como rigidificou o regime e a sua burocracia.

Fidel tem também a seu crédito os feitos históricos que tornaram a revolução cubana num referencial para as lutas dos povos na América Latina e não só.

Cuba foi o David que derrotou Golias, a miséria endémica suplantada por índices de desenvolvimento humano sem paralelo na América Latina,que extinguiu o analfabetismo e realizou prodígios na ciência e na saúde. Na viragem do século, enfrentou as gigantescas consequências da restauração capitalista na Rússia e na China sem capitular sob a pressão do imperialismo.

Fidel Castro, nos seus erros e nos seus feitos, foi um grande estadista cubano e assim será recordado. Na hora do seu desaparecimento, o Bloco de Esquerda saúda a sua memória e solidariza-se, uma vez mais, com o povo de Cuba independente.

Lisboa, 26 de novembro de 2016

Termos relacionados Internacional
Comentários (3)