You are here

Trump reafirma vontade de expulsar até 3 milhões de imigrantes

Na primeira entrevista de fundo após a eleição, Donald Trump diz manter a intenção de vedar a fronteira e expulsar milhões de imigrantes.
Foto Matt A.J./Flickr

“O que vamos fazer é pegar nas pessoas que são criminosas, que têm cadastro, membros de gangues, traficantes, provavelmente serão dois milhões, até três milhões, vamos tirá-los do nosso país ou prendê-los”, afirmou o presidente norte-americano recém-eleito à CBS. “Mas vamos tirá-los do nosso país, estão cá ilegalmente”, sublinhou.

“Depois da fronteira estar segura e d e tudo estar normalizado, vamos tomar uma decisão sobre as pessoas de que estão a falar [os restantes imigrantes sem documentos], que são pessoas fantásticas, mas vamos tomar uma decisão sobre isso”, acrescentou Trump.

Questionado sobre os seus planos para erguer um muro ao longo da fronteira com o México, Donald Trump confirmou que a medida vai avançar. “Eu sou muito bom nisto da construção”, referiu Trump, adiantando que parte da fronteira terá vedação, “mas em certas zonas um muro será mais apropriado”. 

Manifestações anti-Trump continuam em muitas cidades

Os protestos contra a eleição de Donald Trump prosseguiram este fim de semana nas ruas de muitas cidades norte-americanas pelo quarto dia consecutivo.

Em Los Angeles, 8 mil pessoas manifestaram-se no sábado no centro da cidade, depois de na noite da véspera os protestos terem acabado em confrontos com a polícia, que prendeu quase 200 pessoas.

A esmagadora maioria das manifestações tem sido pacífica, com a maior exceção a pertencer até agora à cidade de Portland, no estado do Oregon, onde chegou a haver disparos e feridos, com mais algumas dezenas de detenções.

Em Nova Iorque, milhares de pessoas têm participado diariamente nos protestos que rumam à Trump Tower, o quartel-general de Donald Trump na preparação da transição de poder. Este domingo estão previstas mais manifestações em Nva Iorque, Washington, Oakland e São Francisco.

Comentários (1)