You are here

Schäuble diz ter saudades do governo de Passos Coelho

Na véspera da apresentação dos resultados do Deutsche Bank, o ministro das Finanças alemão foi à Roménia defender a inflexibilidade nas negociações do Brexit e dizer que Portugal estava no bom caminho até à saída do anterior governo.
Foto União Europeia ©

A visita de Wolfgang Schäuble à Roménia ficou marcada pelas declarações sobre as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia. “Temos de lhes dizer que têm de escolher, se querem fazer parte do mercado (único) então têm de aceitar todas as regras do mercado, não creio que devamos mostrar muita flexibilidade”, afirmou o ministro das Finanças alemão, citado pela Reuters.

“Temos de minimizar os estragos tanto para a União Europeia como para o Reino Unido. Devemos mostrar coesão na Europa e as regras devem aplicar-se a todos”, acrescentou Schäuble.

Na sua declaração aos jornalistas, segundo o portal Observador, que cita a agência Bloomberg, o ministro das Finanças alemão disse também que “Portugal estava a ser muito bem sucedido até entrar um novo Governo, depois das eleições […], declarar que não iria respeitar o que os compromissos com que o anterior Governo se comprometeu”, acrescentando ter avisado Mário Centeno dos riscos da política de recuperação de rendimentos.

Esta não é a primeira vez que Schäuble se refere de forma crítica ao governo português, e acontece novamente nas vésperas da divulgação dos resultados financeiros trimestrais do Deutsche Bank, agendados para esta quinta-feira, após um ano em que o banco perdeu 40% do seu valor na bolsa de Nova Iorque.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (3)