You are here

Refugiados: Amnistia Internacional denuncia violações dos direitos humanos na Hungria

Milhares de refugiados são vítimas de agressões, detenções e expulsões ilegais pela Hungria junto à fronteira com a Sérvia, denunciou a Amnistia Internacional.
Relatório da Amnistia Internacional sobre as violaç~eos dos Direitos Humanos na Hungria contra os refugiados.

A ONG denuncia o programa posto em marcha pelo presidente húngaro Viktor Orban, conhecido por “Schengen 2.0”. No último ano, mais de três mil refugiados foram detidos junto à fronteira sérvia, após a aprovação de medidas que permitem à polícia húngara expulsar de imediato qualquer pessoa a menos de oito quilómetros da fronteira, indica o relatório divulgado esta terça-feira pela Amnistia Internacional.

Os polícias e militares que vigiam a fronteira vão para lá do que a lei lhes permite, perseguindo os refugiados com cães de caça e agredindo-os após serem apanhados, mesmo que fora do limite dos oito quilómetros, devolvendo-os em seguida para o outro lado da fronteira.

Junto às zonas de trânsito criadas na fronteira para a passagem dos migrantes e refugiados – apenas são admitidos 30 pedidos de asilo por dia – há centenas de pessoas a viver em acampamentos com condições precárias no lado sérvio. E a esmagadora maioria dos pedidos são recusados pelas autoridades húngaras, alegando que os requerentes o deviam fazer na Sérvia, considerada um país seguro.

Com as portas oficiais de entrada fechadas, muitos tentam atravessar a fronteira de forma ilegal e depois de capturados e devolvidos à Sérvia são obrigados a permanecer em centros de imigrantes, perdendo o direito de reconhecimento como refugiados.

Muitos dos refugiados entrevistados pela Aministia afirmam ser “tratados como animais” ou “como criminosos sem terem cometido qualquer crime”, prossegue o relatório, que denuncia também a falta de assistência humanitária ou de tradutores que ajudem no contacto com as autoridades.

A Amnistia exige à União Europeia que tome medidas duras contra os abusos infligidos pela Hungria aos refugiados, em clara violação dos tratados de Direitos Humanos de que é signatária. No próximo dia 2 de outubro, o país vota em referendo se aceita as quotas de refugiados acordadas na UE.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Crise dos refugiados, Internacional
Comentários (1)