You are here
Cristas defende que seja Escola Pública “a ser sacrificada”

No dia em que Lisboa foi palco de uma manifestação a favor da manutenção do financiamento dos colégios privados, mesmo nas situações em que exista oferta pública, Assunção Cristas veio destacar que "faz sentido olhar para estes critérios e decidir se, nalguns casos, não deve ser a escola privada ou do setor cooperativo a ser sacrificada, mas deve ser a escola pública que, claramente, não [deve] abrir mais uma turma".
"Não é evidente que uma escola que presta um bom serviço, que tem bons resultados, que é a preferida pelos pais e que não custa mais para o Estado, deva ser sacrificada só porque ao lado há uma escola pública estatal que deve sempre mantida", afirmou a presidente do CDS durante um almoço com militantes, em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.
"Não é evidente que a turma que deve ser fechada é a turma que tem um contrato com o Estado, embora não sendo uma escola estatal", reforçou.
Segundo a líder do CDS, "quando há menos crianças, a pergunta que deve ser é se no mesmo território há mais oferta educativa daquilo que são as crianças para ocuparem essa oferta educativa, se nós devemos entender que sempre o que deve fechar é a turma do setor cooperativo ou, nalguns casos, não faz sentido que seja essa a turma a fechar ou a turma a não abrir por escassez de alunos".
Para Assunção Cristas aquilo a que se assiste "mais uma vez é a uma agenda da esquerda radical, ideológica".
"Simplesmente fechar ideologicamente, dogmaticamente, entendendo que tudo se deve resumir à escola estatal, (...) nunca terá o acordo do CDS", garantiu.
Comments
Devo indicar desde já que
Devo indicar desde já que desde sempre me posicionei no centro-direita e não à esquerda, mas este assunto transcende a questão da ideologia por completo e de facto tenho que admitir a minha completa desilusão com a posição do CDS e do PSD. Não há defesa possivel deste tema... Mantenha-se os contratos onde eles de facto são necessarios e cancelem todos os que já não fazem sentido.. Andar o estado a sustentar empresas privadas é que não pode ser... Para alterar as coisas têm que ser repensado todo o processo(sei que os leitores de esqueda vão odiar esta ideia), façam as contas aos valores por turma/aluno no publico e igualem o valor para os privados a partir dai podem abrir os contratos a todas as escolas que assim o desejem... Só assim haverá verdadeira escolha por parte dos pais e justiça entre as varias escolas privadas..
Quem quer os filhos nos
Quem quer os filhos nos colégios privados deve pagar para isso .Ficar á espera que seja o dinheiro de todos os contribuintes a pagar esses colégios é uma falta de honestidade .
Opinião
A minha opinião sobre a radicalização desta novela da escola privada vs escola pública Camaradas, Eu defendo essencialmente a escola pública, contudo não posso deixar de salientar a injustiça que está a ser cometida ao confundir as escolas de LUXO privadas, com as escolas técnico-profissionais privadas, que não merecem ser incluídas na generalização e que, em alguns casos são ASSOCIAÇÕES sem fins lucrativos em que reinvestem os resultados positivos da sua atividade na melhoria de condições para os alunos. Por outro lado, quero aqui dizer ao Bloco de Esquerda, ao PS, ao PCP que, as contas estão mal feitas, porque compararam apenas o custo dos professores no ensino público, com os custos globais de um estabelecimento do ensino privado, nomeadamente custos de manutenção de instalações muitas vezes vandalizadas por grupos de jovens problemáticos. E mais digo que, há escolas públicas em que o custo é superior a algumas do privado. Por exemplo, uma escola pública no concelho de Oeiras, está a pedir pela inscrição num curso técnico-profissional 230.00€, quando uma associação ao lado cobra no máximo 50.00€ e dai para baixo em função do escalão de rendimentos do agregado familiar, ou seja, neste caso a escola pública cobra mais que a privada. O que penso é que deve haver uma analise caso a caso sem generalizar e, obviamente defendendo o princípio da escola pública, contudo aquilo que observo é uma clara radicalização quiçá eleitoralista em vésperas de autárquicas, quer à esquerda quer à direita. Em minha convicção terá de haver cedências de parte a parte e, onde a escola pública for mais económica apoiar a escola pública, mas não sejamos sectaristas ao ponto de manter abertas escolas públicas onde a privada ao lado é mais económica, porque caríssimos, para o contribuinte amigo é quem faz mais barato, sem desprezar obviamente o factor qualidade. Digo que, que não percebo nada disto!
Escolas
O meu filho anda na escola pública,o menino filho do meu patrão anda na escola privada.Eu como pobre não sou obrigado a sustentar os luxos dos meninos do papá.Eu estudei na pública e ainda não vi,amigos meus que estudaram no privado serem mais inteligentes doque eu.Agora esta de dizerem que o privado é igual para todos?!..........Tretas.Sei de alguns casos em que prova o contrário.Um amigo meu,que por sinal mora em Braga,foi a um colégio local,para matricular os 2 filhos,alegando que a escola pública na localidade não tinha vagas e a outra ficava bastante distante.Nesse dito colégio pediram-lhe dados pessoais,essas tretas que são precisas ,etc......Passados uns minutos deram a notícia ao meu amigo que já não tinham vaga para turmas correspondentes a esse ano lectivo.Por casualidade essa pessoa encontrou um médico conhecido e amigo e conversa puxa conversa,acabaram por abordar esse tema.O amigo médico como devia ter grandes conhecimentos po aqueles lados(colégio) resolveu o problema.Os filhosdo meu amigo não só tiveram vaga,como acabaram lá os estudos até irem para a Universidade.Será esta a igualdade que os senhores e senhoras que querem o privado,defendem?!Essa igualdade para o meu filho pobre não serve.Peço desculpa se com isto magoei alguém!.....mas estas são algumas das muitas verdades sobre igualdades que se passam neste nosso lindo Portugal.Tens conhecimentos,......estás sáfo,não tens...................................?!
Add new comment