You are here

Câmara do CDS contrata deputada do CDS como assessora

Lília Ana Águas afirma que o processo “não está ferido de qualquer ilegalidade”. Paulo Caiado, vereador pelo CDS, não duvida “É por causa de atitudes deste tipo que pessoas válidas se afastam da política”.
Foto de www.facebook.com/lanaaguas

A deputada do CDS Lília Ana Águas, eleita por Aveiro para a Assembleia da República, foi escolhida para assessora jurídica na Câmara Municipal de Velas, na ilha de São Jorge, nos Açores. Nas últimas eleições autárquicas, a Câmara Municipal de Velas foi ganha pelo CDS. A escolha tendenciosa está a levantar polémica.

O presidente da distrital do CDS de Aveiro, Jorge Pato, escreveu no Facebook que Lília Ana Águas “pertence ao Conselho Nacional de Jurisdição do CDS-PP” e foi “escolhida pela hierarquia nacional do CDS-PP para ajudar o município de Velas, nos Açores, a reorganizar o seu departamento jurídico”, noticiou o jornal Público.

No primeiro ano de contrato, além dos 2000 euros mensais, a autarquia pagou 2721 em deslocações e estadias à advogada, que se desloca uma semana por mês ao município

O presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, explicou que a avença a Lília Ana Águas, que foi entretanto renovada por mais um ano, inicialmente rondava os 24 mil euros por ano, e foi agora reduzida em cerca de 10%. “No primeiro ano de contrato, além dos 2000 euros mensais, a autarquia pagou 2721 em deslocações e estadias à advogada, que se desloca uma semana por mês ao município”, esclareceu Luís Silveira. Para Lília Ana Águas, não há dúvidas que “não está ferido de qualquer ilegalidade”, “conforme explica a acta da reunião camarária, este contrato surgiu na sequência de uma necessidade do município de Velas. Eles fizeram a proposta, eu aceitei e até foi mais vantajoso para a câmara de Velas”, explicou.

O assunto tornou-se público no Jornal da Bairrada quando um vereador do CDS, Paulo Caiado, que se mostrou indignado com a contratação da colega. Num comentário feito ao jornal Público, o vereador afirmou-se “em estado de choque” ao saber “que foi através do partido que a referida avença foi obtida”. “É por causa de atitudes deste tipo que pessoas válidas se afastam da política”. 

Termos relacionados Política
Comentários (1)