You are here

Seguranças privados cercam bloquistas e tentam impedir distribuição

Este domingo, vários elementos do Bloco de Esquerda realizavam uma distribuição militante de jornais de campanha na praia do Furadouro (Ovar) quando foram cercados por seguranças privados que tentaram ilegalmente impedir a distribuição.
Foto de Paulete Matos.

A situação decorreu numa rua do Furadouro, onde decorria a Festa Continente 2015, horas antes do concerto de Tony Carreira. O Bloco de Esquerda lembrou que se tratava de espaço público, ao que o responsável pelo evento no local respondeu tratar-se não de espaço público, mas sim de uma "instalação provisória". Note-se que se trata de uma rua normal asfaltada aberta ao público. Fomos ainda informados que o evento se trata de uma organização da Câmara Municipal de Ovar patrocinada pela marca da cadeia de distribuição.

A intimidação e a limitação de direitos políticos não foi aceite pelos elementos do BE. O BE realçou ainda que não estavam sequer perante nenhuma autoridade mas sim seguranças privados, pelo que a organização chamou a PSP para tentar impedir a distribuição. A PSP obviamente informou que não o podia fazer. Ainda assim, a tentativa de impedimento da distribuição demorou cerca de uma hora até à informação da PSP.

O Bloco de Esquerda lamenta profundamente o clima de intimidação, reprovando esta tentativa de retirada de direitos, liberdades e garantias aos cidadãos. O espaço público é de todos. O Bloco rejeita a tentativa das grandes empresas privatizarem o espaço público que é de todos nós cidadãos.

Artigo publicado no site do Bloco de Esquerda do distrito de Aveiro.

Termos relacionados Política
Comentários (2)