You are here

32 personalidades lançam carta ao primeiro-ministro sobre a Grécia e a dívida

É “do interesse de Portugal contribuir ativamente para uma solução multilateral do problema das dívidas europeias reduzindo o peso do serviço da dívida em todos os países afetados” afirma um conjunto de personalidades. Na carta, consideram que é contraproducente o caminho de prosseguir a política de austeridade “perante a grave crise humana que se vive na Grécia”.
Passos Coelho - Foto de Estela Silva/Lusa

Entre os subscritores estão Bagão Félix, João Cravinho, Freitas do Amaral, Francisco Louçã, Ferro Rodrigues, Carvalho da Silva, Octávio Teixeira, Pacheco Pereira e Mariana Mortágua.

Leia a carta na íntegra e quem a subscreve:

Carta ao primeiro-ministro de Portugal

As cidadãs e os cidadãos abaixo-assinados manifestam a sua preocupação quanto à posição do Estado Português no Conselho Europeu de hoje. Tem o primeiro-ministro declarado que, mesmo perante a grave crise humana que se vive na Grécia, a política de austeridade prosseguida se deve manter inalterada. Os factos têm evidenciado que este caminho é contraproducente.

Não temos dúvidas de que a Europa vive uma situação difícil, pelas tensões militares na sua periferia e pelos efeitos devastadores de políticas recessivas que geraram desemprego massivo, o aumento do peso das dívidas soberanas e deflação, abalando assim os alicerces de muitas democracias. Este momento exige por isso uma atitude construtiva, que conduza a uma cooperação europeia de que Portugal não se deve isolar.

Para evitar uma longa depressão, a União tem de combater a incerteza na zona euro e, para tanto, precisa de uma abordagem robusta que promova soluções realistas e de efeito imediato. O momento atual oferece uma oportunidade que não pode ser desperdiçada para um debate europeu sobre a recuperação das economias e das políticas sociais dos países mais sacrificados ao longo dos últimos seis anos.

É por isso também do interesse de Portugal contribuir ativamente para uma solução multilateral do problema das dívidas europeias reduzindo o peso do serviço da dívida em todos os países afetados, que tem sufocado o crescimento económico, agravando a crise da zona euro. Pela mesma razão, é ainda necessário que Portugal favoreça uma Europa que não seja identificável com um discurso punitivo mas com responsabilidade e solidariedade, que não humilhe estados-membros mas promova a convergência, que não destrua o emprego e as economias mas contribua para uma democracia inclusiva.

Estamos certos, senhor primeiro-ministro, de que agora é o tempo para este apelo à responsabilidade numa Europa em que tanto tem faltado o esforço comum para encontrar soluções para uma crise tão ameaçadora.

Adriano Pimpão

Ana Rita Ferreira

António Bagão Félix

António Franco

António Sampaio da Nóvoa

Carlos César

Diogo Freitas do Amaral 

Eduardo Ferro Rodrigues

Eduardo Paz Ferreira

Fernando Melo Gomes

Francisco Louçã

Francisco Seixas da Costa

Helena Roseta

Lídia Jorge

João Cravinho

José Pacheco Pereira

José Maria Castro Caldas

José Reis

Manuel Carvalho da Silva

Manuela Silva

Maria Mota

Mariana Mortágua

Mónica Bettencourt Dias

Paulo Trigo Pereira

Pedro Adão e Silva

Pedro Lains

Ricardo Bayão Horta

Ricardo Paes Mamede

Ricardo Cabral

Octávio Teixeira

Viriato Soromenho Marques

Vítor Ramalho

Termos relacionados Política
Comentários (4)