You are here

Perdão à dívida alemã pós-guerra deve servir de exemplo para lidar com crise grega, diz Piketty

“Por que não podemos fazer a mesma coisa com a Grécia hoje?”, questiona o economista francês, autor de “O Capital no século XXI”. Artigo publicado no Opera Mundi.

O economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller O capital no século XXI, esteve na quarta-feira (20/05) em Berlim, capital da Alemanha, onde aproveitou um evento literário para discursar sobre a questão do perdão europeu às dívidas públicas da Grécia.

Conhecido pelo debate da desigualdade de rendimento gerada pelo capital, o académico recordou que, no passado, outros dois países europeus passaram por longos períodos de dívida: Inglaterra e Alemanha.

Segundo Piketty, a situação britânica no século XIX após as guerras napoleónicas e a condição alemã depois da Segunda Guerra Mundial levaram as dívidas públicas das nações a serem “mais elevadas do que as da Grécia de hoje”, em mais de 200% de seus PIB's (Produto Interno Bruto), respectivamente.

Para o economista francês, a Europa deveria inspirar-se no exemplo do perdão dos Aliados à dívida alemã em 1953 para a anulação de grande parte da atual dívida de Atenas. “Foi uma coisa muito boa", diz Piketty, citado pelo Le Monde. “Isto permitiu a reconstrução do país, que se tornou uma grande potência económica mundial”.

Afundada numa dívida de 185% do seu PIB em 2014, o governo grego – encabeçado pelo partido de esquerda Syriza — tem pago em dia as parcelas de empréstimo de credores europeus, mas está cada dia mais sem liquidez.

Para solucionar essa crise temporariamente, Atenas pede a extensão de um acordo de crédito o mais rápido possível, embora adote um discurso de abandono da austeridade que, por sua vez, é criticado por instituições financeiras como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BCE (Banco Central Europeu).

“Por que não podemos fazer a mesma coisa com a Grécia hoje?”, questiona o economista francês. "Os jovens gregos devem estar mais em desvantagem e serem mais responsáveis pelos erros cometidos no passado do que os alemães em 1953? Por que recusar o que foi aceite pelos alemães?”.


Artigo publicado em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/40469/perdao+a+divida+ale...

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)