You are here

Passos Coelho elogia Dias Loureiro, um dos responsáveis impunes do BPN

Dias Loureiro foi um dos principais responsáveis do BPN, que causou aos contribuintes um prejuízo superior a 4.700 milhões de euros. Passos Coelho elogiou Dias Loureiro, nesta quinta-feira, dizendo que é “um empresário bem-sucedido” que sabe que se “ queremos vencer na vida” “temos de ser exigentes, metódicos".
Dias Loureiro com Miguel Relvas em 2005, eram então deputados do PSD - Foto de António Cotrim/Lusa

Passos Coelho inaugurou nesta quinta-feira uma queijaria em Aguiar da Beira. No seu discurso, afirmou em tipo de lição: “As pessoas estimam hoje, mais do que nunca, a precaução e a prudência”. E sublinhou: “Tenho a certeza de que a generalidade das pessoas em Portugal percebe hoje que o preço que todos pagámos para reequilibrar o barco foi muito elevado”.

Mesmo a propósito, desatou a elogiar Dias Loureiro (ver vídeo abaixo), antigo dirigente e um dos principais responsáveis pela fraude do BPN.

“Conheceu mundo, é um empresário bem-sucedido, viu muitas coisas por este mundo fora e sabe, como algumas pessoas em Portugal sabem também, que se nós queremos vencer na vida, se queremos ter uma economia desenvolvida, pujante, temos de ser exigentes, metódicos", afirmou Passos Coelho sobre Dias Loureiro.

E, segundo o “Jornal de Negócios”, acrescentou que “cada dinheiro que é aplicado tem de render o suficiente para pagar a quem investiu, a quem forneceu esse financiamento, a todos aqueles que participam no processo produtivo”.

Dias Loureiro deu exatamente o exemplo contrário, lembro-nos que "o BPN foi criado para distribuir dinheiro entre amigos" e que ele foi um dos principais responsáveis do BPN.

Quem perdeu com o escândalo do BPN foi o erário público e os contribuintes. No final de 2012, o Estado já tinha contabilizado perdas de 3.400 milhões de euros com o BPN. Em dezembro de 2014, as estimativas apontavam que a fatura do BPN ascenderá pelo menos a 4.691 milhões de euros.

Infelizmente, no caso BPN a impunidade continua, o que permite a Passos Coelho elogiar aqueles que tanto prejudicaram o país e as pessoas.

Passos elogia, "de uma forma muito amiga e especial", Dias Loureiro

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (7)